Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Programa Idiomas sem Fronteiras está com vagas abertas para curso online de francês

Data de publicação  15/01/2015, 10:27
Saltar para o conteúdo da postagem

frances-sem-fronteiras

O Programa Idiomas sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso online de língua francesa Français sans Frontières. A formação é ofertada pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa.

Serão disponibilizadas quatro senhas de acesso ao curso para estudantes da Unilab. As inscrições serão feitas das 12h do dia 23 de janeiro até as 12h do dia 04 de fevereiro (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, por meio do endereço: isf.mec.gov.br/frances.

Somente poderão se inscrever no processo seletivo alunos que atendam cumulativamente aos seguintes critérios:
– alunos de graduação, de mestrado ou de doutorado, com matrículas ativas nas universidades federais, universidades estaduais e institutos federais credenciados ao Programa IsF; e
– alunos que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso.

O candidato selecionado receberá nome de usuário e senha de acesso ao curso no dia 23 de fevereiro de 2015. Se após sete dias do recebimento do código de acesso enviado por e-mail pela Aliança Francesa o aluno não realizar seu cadastro na plataforma do curso Français sans Frontières, receberá comunicado por e-mail reiterando que deve acessar a plataforma em até cinco dias para ativar seu cadastro. Se ainda assim o aluno não efetivar sua matrícula, será impossibilitado de participar do curso e de concorrer a qualquer edital futuro do Programa IsF – Francês.

O estudante perderá a senha de acesso ao curso online de língua francesa e ficará impossibilitado de concorrer em futuros editais de seleção do Programa IsF-Francês se ele não completar os 24 módulos, que correspondem à integralidade dos níveis A1 e A2, conforme Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, no prazo de 4 meses, contados a partir do primeiro acesso ao curso.

Sobre o programa
O Programa Idiomas sem Fronteiras – Francês é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com a participação de especialistas de língua francesa das universidades federais. Seu principal objetivo é incentivar o aprendizado do idioma francês, além de propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas instituições de ensino superior do País.

O Programa Idiomas sem Fronteiras – Francês foi elaborado com o objetivo de auxiliar estudantes universitários brasileiros no aprendizado e aprimoramento do idioma francês para proporcionar oportunidades de acesso, por intermédio de programas de mobilidade estudantil como o Programa Ciências sem Fronteiras, às universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio da língua francesa, promovendo assim a internacionalização das universidades brasileiras.

Para atender tal demanda, suas ações incluem a aplicação de testes de nivelamento, oferta de cursos a distância autoinstrucionais e cursos presenciais ofertados nas universidades credenciadas no Programa IsF.

Confira o edital e saiba mais informações.

Quaisquer outras dúvidas podem ser tiradas no Canal Fale Conosco no Portal do Programa: http://isf.mec.gov.br/frances/pt-br/fale-conosco.

Categorias