Projeto da Unilab debate tragédia grega a partir do filme Édipo Rei, de Pasolini

Data de publicação  21/01/2015, 15:53

Edipo

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”, debate, nesta sexta-feira (23), das 14h às 18h, no Auditório do Campus Liberdade, Redenção/CE, o filme “Édipo Rei”, do consagrado cineasta italiano Pier Paolo Pasolini.

Baseado na tragédia clássica de Sófocles, o filme Édipo Rei conta a história do herdeiro do trono de Tebas, que, ao nascer, é abandonado em um deserto porque o Oráculo previu que ele seria responsável pela morte de seu pai e se deitaria com sua mãe.

Édipo é resgatado do deserto por um casal de camponeses, que o criam como um filho. Durante sua juventude, ele encontra-se com o Oráculo, que lhe revela seu trágico destino. Então, Édipo decide abandonar os camponeses, achando que eles são seus pais verdadeiros, e vai para Tebas.

Cineasta italiano Pier Pasolini dirigiu "Édipo Rei".

Cineasta italiano Pier Pasolini dirigiu “Édipo Rei”.

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), é coordenado pelo professor Sebastião de Lima Filho e tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico.