Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Por meio de oficinas, Movimenta consolida-se como um espaço de troca e construção de saberes

Data de publicação  26/01/2015, 17:14
Postagem Atualizada há 7 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

 

Oficina de dança

Oficina de dança

Em sua terceira edição, o Movimenta é também um espaço aberto para a troca e construção de saberes, por meio de oficinas que contemplam a diversidade das linguagens artísticas. Estão sendo oferecidas um total de 12 oficinas, sendo duas de audiovisual, duas de dança, três de música e uma em cada dessas linguagens: teatro, fotografia, pintura, artesanato e artes visuais.

As “Oficinas de Audiovisual”, que acontece de 21 de janeiro a 29 de janeiro, são voltadas para a compreensão dos aspectos básicos da produção e da linguagem do documentário, abordando pontos como roteiro, filmagem e edição. As oficinas serão ministradas pelo diretor do Festival do Audiovisual Luso-Afro-Brasileiro, Duarte Dias.

Oficina de Break Dance

Oficina de Break Dance

Na parte de dança, o destaque é a “Oficina de Break”, que acontece de 21 a 28 de janeiro, no Campus da Liberdade, com Feliciano Marcolino. O break dance mais do que um estilo de dança, é uma manifestação do movimento hip-hop, originaria da cultura norte-americana, mas conhecida e praticada no mundo inteiro. A oficina irá mostrar os vários estilos de dança que foram absorvidos pelo break, como o funk, locking, popping, tetris, new stile, promovendo, desta forma, a interação e integração cultural. Já a “Oficina de Dança Brasil em Movimento”, acontece nos dias 03 e 04 de fevereiro, no Campus do Malês, e será ministrada por Laise Carla e Marília Carmen.

Na área da música, o Movimenta 3 oferece duas oficinas abertas à comunidade externa e que acontecem no Campus da Liberdade. Uma de “Violão para Iniciantes”, que será ministrada por Jefferson Weyne, nos dias 27 e 28 de janeiro. A outra será “Oficina de Música”, em seus aspectos mais gerais, com Edson Sousa Brito, de 26 a 29 de janeiro. Edson Brito apresentará a música como forma de desenvolvimento psicossocial, filosófico e profissional. A terceiro e última será a “Oficina de Criação de Instrumentos Musicais” com o luthier e multi-instrumentista, Di Freita, no dia 29 de janeiro.

Di Freitas, lutier e multi-instrumentista, irá ministrar oficina sobre ciração de instrumento musicais.

Di Freitas irá ministrar oficina sobre criação de instrumento musicais.

A “Oficina de Fotografia”, com Alex Hermes, que acontece de 22 de janeiro a 05 de fevereiro, irá apresentar a linguagem e a prática da fotografia documental, passando por diferentes escolas e movimentos de fotógrafos que influenciaram de forma decisiva a estética do fotojornalismo e da fotografia documental atuais. A oficina, além de discutir a postura ética do fotógrafo na obtenção de imagens de indivíduos e grupos sociais, visa sensibilizar o olhar e compartilhar conhecimentos e práticas fotográficas voltadas para a constituição de imagens que dialoguem com a memória e o cotidiano.

A Profª Francisca Rosália Menezes, do Bacharelado em Humanidades (BHU), irá ministrar nos dias 26 e 27 de janeiro, a “Oficina de Improvisação e Composição Cênica”, voltada para atores e não atores. Por meio dos jogos de improvisação e dos exercícios de sensibilização, a oficina possibilitará aos participantes construir pequenos núcleos de composição cênica, onde o espaço circundante, sua arquitetura e a relação com o outro será o foco da ação.

A “Oficina de Artesanato” será ministrada, no dia 29 de janeiro, pela psicóloga e artesã, Glícia Maia. Já a “Oficina Montagem de Exposição Fotográfica”, que acontece nos dias 02, 05, 09 e 13 de fevereiro, será ministrada por Aterlane Martins. A oficina irá possibilitar aos participantes conhecer e praticar técnicas de montagem de exposição fotográfica, utilizando suportes materiais e digitais de acordo com o ambiente expositivo, propiciando uma curadoria compartilhada. E, por fim, nos dias 05 e 06 de fevereiro, no Campus dos Malês, acontece a “Oficina de Pintura”, voltada ao público iniciante, com o estudante de Letras, João Sambu.

Para se inscrever e acompanhar a programação completa das oficinas acesse:

Programação Completa das Oficinas.

Inscrição para as Oficinas no Ceará.

Inscrição para as Oficinas na Bahia.

Categorias