“Círculos de Chegadas e Boas Vindas” facilita a adaptação de estudantes estrangeiros e de outras cidades do Brasil

Data de publicação  29/01/2015, 16:37
Momento de integração do Círculo de Chegadas e Boas Vindas.

A chegada e permanência em um novo ambiente acadêmico implica em desafios de adaptação. Os estudantes deparam-se com uma nova realidade, cercada de responsabilidades e transformações significativas no cotidiano, principalmente para aqueles que decidiram encarar uma graduação longe de seu país ou cidade. A fim de minimizar esses impactos, a Unilab, realiza, por meio de ação conjunta do Núcleo Interdisciplinar de Atenção às Subjetividades (Nias/Coest/Propae) e a Coordenação de Saúde e Bem Estar (Cosbem/Proad), os “Círculos de Chegadas e Boas Vindas”. No dia 3 de fevereiro, o evento ocorre das 9 às 12h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade (Redenção/CE). No dia 11, também das 9 às 12h, será realizado na sala de aula 1 do Campus da Liberdade. Os estudantes do Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, participam no dia 04 de fevereiro, das 14h às 17h, na sala 8.

Os “Círculos de Chegadas e Boas Vindas” é uma ação destinada ao diálogo intercultural e à promoção da integração estudantil, entre os estudantes veteranos e novatos da Unilab. Este encontro tem como objetivo promover apoio psicossocial em meio à realidade de transformações a que estão submetidos aqueles que ingressam no ensino superior, especialmente os estudantes estrangeiros e os oriundos de outras cidades do Brasil.

“A isto se soma, no contexto da Unilab, o necessário aprendizado de lidar com relações interpessoais caracterizadas pela multiplicidade étnica, cultural, de origem, além de outras diversidades. Daí a importância do estabelecimento, nos primeiros meses de universidade, de uma rede de apoio psicossocial. Tal rede colabora para a socialização, diminuindo os riscos de abandono estudantil e facilitando a inserção do estudante neste novo contexto”, explica Weslay Mendonça, psicólogo da Unilab.

Com isto, os “Círculos de Chegadas e Boas Vindas’ busca promover a permanência, fortalecendo vínculos interpessoais e potencializando a inserção dos estudantes novatos. “É um momento de troca de vivências, primeiras impressões, sonhos compartilhados, choques culturais, saudades, compromissos pessoais e coletivos, em um sentimento compartilhado de “boas vindas” e integração estudantil”, detalha Mendonça.

Veja abaixo as datas de cada Círculo:

03/02 – Campus da Liberdade

04/02 – Campus dos Malês