Novos estudantes da Unilab ingressam no ensino superior no interior do Ceará e da Bahia

Data de publicação  30/01/2015, 15:26

A Unilab iniciou, nesta sexta-feira (30), a pré-matrícula dos novos alunos. Os estudantes foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/MEC), por meio dos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pré-matrícula ocorre nos dias 30 de janeiro e 2 e 3 de fevereiro, em todos os campi da universidade.

A matrícula, que é a confirmação positiva da análise dos documentos entregues, acontece no dia 18 de maio. Ao todo, a Unilab abriu 601 vagas para o Campus da Liberdade, em Redenção/CE; para a Unidade Acadêmica dos Palmares, em Acarape/CE; e para o Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA.

Bahia

No Campus dos Malês, esta é a terceira vez que o processo ocorre, sendo a forma de estudantes brasileiros ingressarem na universidade. O campus oferece dois cursos presenciais, Letras – Língua Portuguesa e Bacharelado em Humanidades (BHU). De acordo com a pedagoga Joseane Costa, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), “a expectativa é recebermos os 180 alunos selecionados e isso é um momento importante, pois representa a entrada de novos estudantes na instituição. É uma quantidade expressiva de alunos que vem de diferentes lugares da região e do Brasil e isso significa que a Unilab está cada vez mais crescendo”.

Em destaque: A pedagoga Joseane Costa realizando a pré-matrícula do estudante Hélio José Filho

Pedagoga Joseane Costa realiza a pré-matrícula do estudante Hélio José Filho

O estudante Hélio José Filho, 50 anos, lavrador e morador da região, realizou a pré-matrícula para o curso de Humanidades nesta sexta-feira (30) e destacou a importância de ingressar no ensino superior. “Educação é saudável para o cidadão. Estou querendo fazer uma graduação para ser exemplo para os meus filhos de 10 e 13 anos. Não tive oportunidade de estudar quando era mais jovem e hoje, por ter uma universidade pública próxima à minha casa, estou realizando este sonho. A Unilab me deixou mais encantado pela sua característica de integração entre os países que falam a Língua Portuguesa e por valorizar os nossos antepassados que contribuíram para a nossa cultura”, afirmou.

Geane Borges, 28 anos, moradora de São Francisco do Conde, ressaltou as vantagens de estudar na Unilab. “É uma universidade pública internacional com cursos de qualidade, além de possibilitar acesso ao nível superior sem sair da cidade. Isso envolve conforto por causa do deslocamento, custo financeiro mais baixo e continuo perto da minha família. Hoje, tenho a opção de estudar em uma instituição com credibilidade sem sair de minha cidade”, sublinhou.

Em destaque: A assistente administrativa Maria José da Cruz; Lenira Alves e Larissa Alves

Em destaque: a assistente administrativa Maria José da Cruz; a mãe Lenira Alves e a estudante Larissa Alves

Residentes na capital baiana, Lenira Alves, 50 anos, trouxe a filha Larissa Alves, de 18 anos, para realizar a pré-matrícula. “É um sonho para a mãe ter uma filha em uma universidade pública e sempre aguardei esse momento como um sonho a ser realizado. Tenho expectativa de que o curso de Humanidades possibilite que ela conheça as áreas e dê possibilidade de ela se conhecer e definir o que realmente quer estudar”, disse Lenira. Já Larissa afirmou que “é gratificante ter sido selecionada e interessante ter a oportunidade de interagir com pessoas de outros países que também falam português”.

Ceará

O primeiro dia de pré-matrícula no Campus da Liberdade, em Redenção/CE, foi marcado pelo sentimento de alegria pela conquista do acesso à universidade. Por isso, muitos pais fizeram questão de acompanhar seus filhos nesse primeiro contato com a Unilab.

Pré-matrícula no Campus da Liberdade – Ceará

Esse é o caso da estudante Francisca Raquel, que veio acompanhada de sua mãe, dona Raimunda. A aluna de 23 anos, que mora em Itapiúna e vai cursar Humanidades, espera ampliar seus conhecimentos e construir um novo futuro junto com a Unilab. “Meus amigos me disseram que a Unilab é um excelente espaço de convivência e ensino, com pessoas de outros países, outras cidades. Ou seja, vai me oferecer um leque de oportunidades e conhecimentos. E o que eu espero com essa graduação é isso. Ampliar meus conhecimentos, poder viajar e conhecer outros países, outras culturas e, quem sabe um dia, poder ensinar tudo que aprendi aqui mesmo, na Unilab”, afirma Francisca Raquel.

A estudante Francisca Raquel, acompanhada da mãe, a senhora Raimunda.

A estudante Jarlane Barbosa, 18 anos, residente em Fortaleza, cursará Agronomia e fez a opção pela Unilab seguindo indicação de seus professores. “Escolhi estudar na Unilab por indicação dos meus professores do Ensino Médio, principalmente os professores de Química e Física. Depois disso, dei uma olhada na grande curricular do curso de Agronomia e me identifiquei com o conteúdo, porque sempre gostei muito de estudar Química e Biologia”, conta.