Bloco de afoxé, que homenageia a Unilab no carnaval, realiza show na Quarta Cultural

Data de publicação  10/02/2015, 13:01
Show musical do Bloco de Afoxé Acabaca na Unilab

Na terça-feira do carnaval de 2015, a Unilab será homenageada, no tradicional desfile na avenida Domingos Olímpio, pelo Bloco de Afoxé Acabaca Ora Sabá Omi, a partir do tema “Unilab – Saberes e diálogos com as culturas”. A fim de reforçar a homenagem e convidar todos para estarem presente na avenida, o Grupo de Afouxé Acabaca fará um show musical nesta quarta-feira (11), a partir das 15 horas, no pátio Administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE. O show faz parte da programação da Quarta Cultural no Maciço de Baturité.

Tetracampeão do carnaval de rua de Fortaleza em 2014, o Bloco Afoxé Acabaca é o mais antigo em atividade no Ceará e irá explorar, no seu enredo, peculiaridades artísticas e culturais de São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste, que integram a Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP). A Unilab recebe estudantes oriundos dessas nações.

Assim, inspirado na história, na música, nas artes plásticas, na gastronomia, na literatura e em outras expressões artístico-culturais desses países, o Afoxé Acabaca pretende realizar uma justa homenagem a Unilab, além de divulgar as manifestações culturais dos países lusófonos africanos.

Carnaval 2015

Bloco Afoxé Acabaca Ora Sabá Omi

Enredo: Unilab – Saberes e diálogos com as culturas:

Orô: “Eu vim de lá.”

Odoyá…
Eu vou te levar, eu vou
No balanço do mar, eu vou
Você vem? Tô indo
Como é gostoso ver
Yemonjá sorrindo

Mãe África à nossa nação
Diferente dos antigos
Buscando educação
De Moçambique, Angola e Guiné
Cabo Verde e São Tomé e Príncipe
Unilab, Acabaca
Ao som do Afoxé

Macamba ê, macamba
Na Aurora da Liberdade
Redenção, campus dos Malês
Em Palmares faço festa
Danço Semba e Kunderê
Orô lá miô
Orô lá miô xaxá.

Autores: Ivaldo Paixão e Américo Souza.