Projeto de Extensão Café com Letras discute interação entre ouvinte e falante

Data de publicação  10/02/2015, 10:15
Profa. Klébia Enislaine do Nascimento, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição/2014-2015, apresenta, nesta quinta-feira (12), às 16h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Participação do ouvinte no turno do falante”, com a Profa. Klébia Enislaine do Nascimento, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A palestra irá apresentar e analisar as manifestações do interlocutor durante o turno do locutor, em microinterações intraturno, isto é, em interações dentro de um único turno, na Norma Oral do Português Popular de Fortaleza. “Concebemos, como Blanche-Benveniste, que no momento de interação verbal, locutor e interlocutor geram o texto em coautoria, havendo um co-processamento sintático-semântico no momento da comunicação.Assumimos, em nossa análise, os pressupostos teóricos do paradigma funcional, em que a língua é considerada um instrumento de interação social entre os seres humanos, usada com a intenção de estabelecer interações comunicativas; por isso é tida como um sistema que deve ser estudado dentro do uso real”, esclarece a profa. Klébia Enislaine do Nascimento, que é doutora em Línguística pela UFC e Pós-Doutorado no projeto PROFALA – Variação e Processamento da Fala e do Discurso Análise e Aplicações, pela CAPES, na UFC.

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas é organizado pela Profa. Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.