Reunião entre  Inep, Unilab e Unila aprofunda discussão sobre o processo de seleção dos estudantes estrangeiros.

Data de publicação  10/02/2015, 09:35
Servidores da Unilab e Unila participam de encontro no Inep

Servidores da Unila e Unilab participam de encontro no Inep.

Em dezembro do ano passado, a Unilab assinou com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) um protocolo de intenções, válido por dois anos, que prevê o aprimoramento dos instrumentos do Processo de Seleção dos Estudantes Estrangeiros (PSEE). A fim agilizar e dar continuidade a implementação dessas mudanças, equipes da Unilab e da Unila estiveram reunidas, entre os dias 04 e 06 de fevereiro, com pesquisadores do Inep para a realização da segunda reunião técnica.

Com um perfil mais direcionado para as questões pedagógicas e metodológicas, essa segunda reunião permitiu que as equipes da Unilab e Unila conhecessem mais de perto as experiências e matrizes curriculares de provas realizadas pelo Inep, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Celpe-Bras, que é um sistema de aplicação de teste de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

Outros pontos abordados durante a segunda reunião foram: a elaboração de itens e montagens de prova; e a elaboração de questionário socioeconômico.

Após a reunião, alguns encaminhamentos foram propostos, com vista ao aprimoramento do PSEE, com destaque ao aperfeiçoamento da logística, da divulgação, do Sistema de Seleção de Estrangeiros (Selest) e da articulação com o Itamaraty. “Esta segunda reunião técnica serviu para a gente aprender com os processos pedagógicos e metodológicos desenvolvidos pelo Inep. O passo seguinte é a apresentação de um novo desenho do nosso processo seletivo para estudantes estrangeiros”, afirmou Rodolfo Silva, Coordenador de Políticas de Acesso e Seleção de Estudantes (Case/Prograd).

Além de Rodolfo Silva, que coordenou a equipe, participaram do encontro com o Inep, representantes de três Pró-Reitorias da Unila e os seguintes servidores da Unilab: José Veríssimo (Pedagogo da Case/Prograd), Socorro Maciel (Coordenadora da Coest/Propae) e os docentes Kennedy Nobre (IHL), Mário Biague (IEDS) e Roberto Xavier (ICEN).