Seminário debate presença feminina nas ciências

Data de publicação  20/02/2015, 15:03

Na próxima segunda-feira (23), o projeto de extensão “Meninas e Jovens do Maciço do Baturité descobrindo a Ciência” realiza seu terceiro seminário, com o tema “Mulheres na Ciência: uma perspectiva histórica”, ministrado pela professora Silvia Helena Roberto, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. Será às 10h30, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Embora se volte principalmente aos alunos do primeiro ano dos cursos de Ciências da Natureza e Matemática e Engenharia de Energias, o seminário é aberto ao público em geral.

A discussão partirá do fato de que a ciência de uma forma geral e principalmente as chamadas “hard sciences” configuram, ainda hoje, um cenário de ação majoritariamente masculino. “Vamos tratar dessa questão sob a luz de acontecimentos históricos envolvendo uma das mais famosas cientistas da era moderna, Marie Curie. Além disso, trataremos de questões como: Por que fazer ciência? Quais as características indispensáveis a um bom pesquisador? A ideia aqui é desmistificar a palavra cientista, uma vez que a ciência é feita por pessoas, na maior parte dos casos, normais”, explica a professora Silvia Helena.