Palestra discute novos modos de subjetivação no mundo contemporâneo

Data de publicação  24/02/2015, 10:23

Café com letras 2

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, apresenta, nesta quinta-feira (26), às 16h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Novos modos de subjetivação no Mundo Contemporâneo: estratégias de resistência e de (re)criação da existência”, com o Prof Francisco Vitor Macedo, da Unilab.

Com base em Foucault e Deleuze, a palestra visa discutir os processos de subjetivação vigentes e, para além destes, a criação de estratégias de resistência e de singularização da existência, as quais derivem da ruptura com concepções que ainda relacionem a subjetividade a essência, interioridade ou unidade fechada em si mesma.

“Na perspectiva esquizoanalítica, formulada por Guattari e Deleuze, a compreensão da subjetividade, desde a Modernidade, não se insere na determinação de um universo pessoal, a par ou em contraponto biunívoco deste com a objetividade exterior. O que de fato imanta a subjetividade como escansão existencial é uma dicotomia – talvez agônica – entre individual e coletivo. A partir dessa concepção esquizoanalítica, o que podemos pensar – nós, sujeitos – é que estamos permanentemente em construção, e que a anunciada estabilidade das identidades subjetivas ante a realidade objetal não é senão uma formatação ilusória”, explica o prof. Francisco Macedo.

O palestrante e o projeto

Francisco Macedo é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC/2001), bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2000/2001), licenciado em Letras pela UECE (2008), mestre em Filosofia, pela UECE (2004) e doutor em Filosofia Prática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/2012). Atualmente é professor efetivo da Unilab.

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas é organizado pela Profa. Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura