Projeto Café com Letras debate “Espaço teatral e tragédia grega”

Data de publicação  09/03/2015, 12:37

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas apresenta, nesta quinta-feira (12), às 16h, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “Espaço teatral e tragédia grega”, com o Prof. Orlando Luiz de Araújo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em Atenas, as representações dramáticas eram realizadas na época do festival dedicado ao deus Dioniso. A tragédia, do seu nascimento, chegando à maturidade, até o seu desaparecimento no final do século V, sempre esteve vinculada às atividades rituais da cidade. O teatro, como veículo de expressão, torna-se bastante poderoso, e a cidade servir-se-á de tal instrumento como forma de propaganda política. O tirano Pisístrato (561-528 a.C.) é o primeiro a utilizá-lo, instituindo, entre 536 e 533 A.C., o concurso de tragédia no âmbito dos festejos que comemoram Dioniso.

“Nesse sentido”, explica Orlando Luiz, “é possível pensar a tragédia como uma instituição social, não apenas artística, mas ligada, desde o início, à religião da cidade. Pretendemos, na nossa exposição, explorar o espaço teatral de Dioniso em Atenas como o paradigma para discutir questões atinentes à pólis grega, por exemplo, o papel da mulher, do estrangeiro e do bárbaro”.

Sobre o palestrante:

Prof. Dr. Orlando Luiz de Araújo (UFC)

Prof. Orlando Luiz de Araújo (UFC)

Orlando Luiz de Araújo é professor Adjunto da UFC onde atua na graduação em Letras, Filosofia e Teatro, e no Programa de Pós-Graduação em Letras, Literatura Comparada, e na Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET). Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2001) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, Especialização em Filosofia Política (1997) e Licenciatura em Português-Literatura (1993) pela UFC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura e em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: língua e literatura grega e tradução de textos clássicos, mitologia grega e gêneros literários na Antiguidade Greco-Romana.

Organizou em coautoria Identidade e alteridade no mundo antigo (2013), Performance e oralidade no mundo antigo (2013), O riso no mundo antigo (2012) e Ensaios em Estudos Clássicos (2006). É também membro do Grupo de Pesquisa Estudos sobre o Teatro Antigo (USP/CNPQ). Desenvolve o projeto Gêneros em Diálogos na Literatura Grega Antiga, especificamente, a tradução de Dos amores apaixonados, de Partênio de Niceia, e o estudo da relação literatura, teatro, história e mitologia na obra desse autor.

Sobre o projeto:

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição (2014-2015), está sendo organizado pela Profa. Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.