Grupo de pesquisa do Campus dos Malês realiza exposição “Desconstruindo gênero – Pluralizando as mulheres”

Data de publicação  12/03/2015, 17:40

6

O grupo de pesquisa “Pós-colonialidade feminismos e epistemologias anti-hegemônias” realiza uma homenagem às mulheres, com a exposição “Desconstruindo gênero – Pluralizando as mulheres”. A ação acontece no pátio da recepção do Campus dos Malês e fica exposta durante todo o mês de março.

A exposição tem o objetivo de focar no Dia Internacional da Mulher e fala da diversidade do universo feminino, englobando questões de lutas. “A exposição chamou a atenção da comunidade acadêmica com a ideia de dar visibilidade às diferentes mulheres que compõe o universo feminino em várias questões feministas”, disse a professora Caterina Rea, coordenadora do grupo.

3

Para a estudante do curso de Bacharelado em Humanidades (BHU), Caroline Santos, “vimos a necessidade de nos reunirmos para discutir temas que abrangem mulheres de vários setores da sociedade. A maioria dos estudantes tem posições confusas e, por isso, queremos abrir mais as discussões sobre esse assunto dentro da universidade para debatermos diariamente e não só no Dia Internacional da Mulher. Além disso, o grupo nos dá um respaldo teórico fundamental para o nosso conhecimento”, disse.

4

O grupo iniciou em dezembro de 2014 e tem, em média, oito integrantes. De acordo com Ícaro Santos Amâncio, participante do grupo, “é importante discutirmos todos os sentidos dos gêneros, incluindo também a sexualidade, para que as pessoas diminuam o preconceito”.

A ação terá continuidade com o “Musical Subvertendo a Ordem”, nesta sexta-feira (13), às 20h30, no pátio da recepção. A intervenção artística corporal fará um resumo da construção teórica que há dentro do grupo.