Prodocência realiza palestra sobre “As funções da linguagem e o ensino de Português como língua estrangeira”

Data de publicação  17/03/2015, 10:57

logo_prodocencia

O Projeto Prodocência 2014/2015 realiza na próxima sexta-feira (20), a partir das 14h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, a palestra “As funções da linguagem e o ensino de Português como língua estrangeira”, com o prof. da Universidade Federal do Ceará (UFC), Paulo Roberto Nogueira. O Programa Laboratório Interdisciplinar de Formação de educadores (LIFE) também apoia a ação.

“Partindo do princípio de que a comunicação é parte essencial da vida do ser humano e que a linguagem é um dos principais artefatos sócio-histórico-culturais para sua realização, a palestra pretende discutir as funções da linguagem a partir de Jakobson”, explica Nogueira. Desta foram, serão apresentados e discutidos os diferentes usos e fins que a linguagem pode ter em diferentes contextos de uso; mais especificamente, a abordagem de uso de Português como Língua Estrangeira (PLE).

Sobre o projeto e o palestrante:

O Projeto Prodocência 2014/2015, sob o tema “Saberes Docentes, Formação Interdisciplinar e Intercultural na Universidade de Integração Internacional de Lusofonia Brasileira (Unilab)” visa contribuir para as dimensões didático-pedagógica e de formação continuada do referido projeto.

Paulo Roberto Nogueira tem graduação em Português inglês, na UFRJ(1990); Especialização em Língua Inglesa na PUC-Rio(1997); Mestrado em PLE PUC-Rio (2000), Doutorando em LA na UFRJ (defesa em maio 2015). É professor Assistente 2 e sub-chefe do Departamento de Letras Estrangeiras da UFC.