Documentário que revela a participação dos EUA no golpe militar no Brasil será debatido na Unilab

Data de publicação  26/03/2015, 10:11

O DIA QUE DUROU 21 ANOS

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política”, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), debate, nesta sexta-feira (27), na sala 10 do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, o documentário “O dia que durou 21 anos”. Dirigido por Camilo Tavares, o documentário revela a participação ativa do governo dos Estados Unidos na imposição do golpe militar de 1964 no Brasil.

Sinopse do documentário:

“O dia que durou 21 anos” revela material Top Secret da CIA e áudios originais da Casa Branca, mostrando como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson articularam o plano civil e militar para derrubar o presidente João Goulart, eleito pelo voto popular. Durante 21 anos – de 1964 até 1985 – o governo militar brasileiro impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da “Liberdade” e da defesa da “Democracia”, com graves consequências para toda a América Latina.”

Sobre o projeto:

O Projeto de Extensão “Sociologia, Cinema e Política” tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

O Projeto de Extensão é coordenado pelo professor Sebastião Alves de Lima.