No Dia da Saúde e Nutrição, Cosbem alerta para importância de alimentação saudável

Data de publicação  31/03/2015, 11:24

31 de março é o Dia da Saúde e Nutrição. Na Unilab, as atividades relacionadas ao cuidado da saúde por meio da alimentação são desenvolvidas pelas quatro nutricionistas da Coordenação de Saúde e Bem-Estar (Cosbem), vinculada à Pró-Reitoria de Administração (Proad), no Ceará e na Bahia.

As profissionais ressaltam que a alimentação saudável é importante para o desenvolvimento do corpo, a conservação da saúde e a manutenção da qualidade de vida. “Comer de maneira adequada, harmônica, segura sanitariamente, colorida, saborosa e variada, além de nutrir o corpo e manter as suas funções, fortalece as defesas do organismo e nos protege contra várias doenças”, sublinham.

Dentre as atividades desenvolvidas pela equipe da Cosbem, encontram-se as ações de gestão dos Restaurantes Universitários (auditoria e fiscalização do serviço da empresa terceirizada, visitas técnicas periódicas à cozinha industrial, análise do cardápio, além de atividades junto aos funcionários); promoção da saúde por meio da educação nutricional (desenvolvimento de atividades coletivas, como ocorreu no stand do Novembro Azul, controle da Diabetes e Dia Internacional da Mulher, além da distribuição de folders educativos, dentre outros); parceria com outros setores da universidade para ações conjuntas relacionadas à segurança alimentar e nutricional; e serviço de atendimento nutricional personalizado no ambulatório para estudantes e servidores, o qual pode ser solicitado no link e agendados conforme data de solicitação.

O canal de comunicação com a Nutrição da Unilab se dá por meio do telefone 3332.1129 ou pelo endereço cosbem@unilab.edu.br. Temos ainda os livros de ocorrências nos Restaurantes Universitários, os quais ficam disponíveis para a comunidade acadêmica fazer sugestões/reclamações do serviço oferecido.

Confira dicas para uma melhor nutrição

– Beba pelo menos dois litros (6 a 8 copos) de água por dia.
– Faça pelo menos três refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia.
– Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.
– Coma diariamente pelo menos três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.
– Diminua a quantidade de sal na comida.