Campus dos Malês recebe o I Ciclo de palestras do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares de Linguagem e Sociedade (GEPILS)

Data de publicação  09/04/2015, 14:31

Entre 14 de abril e 20 de maio, acontece o I Ciclo de palestras do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares de Linguagem e Sociedade (GEPILS), uma iniciativa do Curso de Letras vinculado ao Instituto de Humanidades e Letras (IHL).

Os encontros serão realizados no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, sempre das 15h às 17h, na sala 12, 1º andar.
O GEPILS tem a coordenação da professora Caroline Rodrigues Cardoso e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex).

O grupo de estudos baseado nos estudos da Sociolinguística – macroárea interdisciplinar – agrega, além de alunos, professores e técnicos administrativos da Unilab, professores da rede pública e de outras instituições de ensino superior – públicas e privadas.

Os esforços do GEPILS estão voltados para a promoção do estudo, o debate, a pesquisa e a divulgação da relação entre linguagem e sociedade, a formação continuada de professores com a oferta de cursos livres e de extensão, bem como formar pesquisadores para atuarem na área.

A agenda do grupo é constituída de encontros semanais para estudo (com participação da comunidade interna e externa da Unilab); de um curso de extensão a distância e de um grupo de pesquisa formado por estudantes da Unilab – Campus dos Malês.

Confira as datas e temas das próximas palestras:

14/04/15 – Análise sociolinguística do futuro verbal em português: um caso de variação e mudança – Professora Josane Moreira de Oliveira (UEFS);

30/04/15 – Português e crioulo na Guiné-Bissau – Professor Hildo Honório Couto (UnB/UFG);

05/05/15 – Falares rurais: o léxico de origem africana no semiárido – Professora Norma Lúcia F. de Almeida (UEFS);

12/05/15 – Discutindo algumas relações sociolinguísticas entre o português brasileiro e o português angolano – Professora Silvana Silva de Farias Araújo (UEFS);

19/05/15 – A concordância em foco: variação linguística e história – Professora Norma da Silva Lopes (UNEB);

20/05/15 – Exibição do documentário Conxê.