Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Diretora do Sistema de Biblioteca da Unilab fará palestra na UFC sobre “As cinco leis de Ranganathan, Darwin e a arquitetura da biblioteca”

Data de publicação  24/04/2015, 12:17
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem
Fatima Portela

Fátima Portela, diretora do Sistema de Bibliotecas da Unilab.

O Café com CI, projeto de extensão vinculado ao Departamento de Ciências da Informação da UFC, promove, nesta sexta-feira (24), às 18h, no auditório do Museu de Arte da UFC (MAUC), a palestra “As cinco leis de Ranganathan, Darwin e a arquitetura da biblioteca”. Quem vai proferir é a diretora do Sistema de Bibliotecas da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Maria do Rosário de Fátima Portela Cysne.

O encontro é aberto ao público interessado, e a organização emite certificado de participação. O objetivo do Café com CI é promover o diálogo interdisciplinar entre as áreas acadêmicas, por meio de palestras mensais sobre as relações possíveis de outros cursos com as Ciências da Informação. Na programação, além da palestra, acontece sempre um bate-papo com a palestrante e café com o público.

Saiba Mais:

As cinco leis de Raganathan foram criadas pelo matemático, bibliotecário e introdutor da biblioteconomia na Índia, Shiyali Ramamrita Ranganathan. Formado na Inglaterra e autor do livro The five laws of Library Science (1931), que influenciou a biblioteconomia moderna, ele formulou as seguintes leis: Livros são para uso; Para cada leitor, seu livro; Para cada livro, seu leitor; Poupe o tempo do leitor; e A biblioteca é uma organização em crescimento.

As cinco leis ou teorias de Darwin foram formuladas pelo naturalista britânico Charles Darwin, autor do livro A origem das espécies (1859). Em resumo, são elas: Teoria do ascendente comum; Teoria da evolução como tal; Gradualismo; Teoria da multiplicação das espécies; e Teoria da seleção natural. Mais informações através dos e-mails isombra@ufc.br e vbentes@ufc.br

Fonte: Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Categorias