Intesol realiza evento sobre o Dia do Trabalhador

Data de publicação  24/04/2015, 16:24

operariostarsilaNa próxima quinta-feira (30), a Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), realizará palestras e debates sobre a conjuntura atual no mundo do trabalho e também o Maciço de Baturité, mais especificamente. O evento ocorrerá no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, das 8 às 12h. Há 120 vagas e para receber certificado é necessário se inscrever até o dia 29, no site da Intesol, no link do evento, em notícias.

“Estamos às vésperas do 1º de Maio e recebemos uma demanda dos grupos incubados (cooperativas, produtores rurais e artesãs, grupo de jovens), todos pertencentes ao Maciço de Baturité, sobre o nosso posicionamento em relação ao dia 1º de maio – Dia do Trabalhador. O 1º de maio politicamente se traduz em um debate global e a universidade, no seu papel educacional e como formadora de opinião, deve participar desse processo, mas numa articulação das diversas instâncias”, informam os membros da incubadora.

Para pensar a região do Maciço de Baturité, onde a Unilab está instalada no Ceará, ocorrerá o debate “O maciço que queremos… a participação que precisamos”, cujos temas em desenvolvimento abordarão uma leitura de conjuntura da situação política brasileira. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fará uma linha de tempo sobre o desenvolvimento do trabalho, as relações com as políticas públicas de inclusão produtiva e os embates do projeto de lei 4330, que permite a terceirização em atividades-fins.

Na ocasião, será realizada ainda homenagem às mulheres trabalhadoras, como forma de caracterizar a importância dessa categoria para os índices de desenvolvimento. Poderão participar discentes, docentes, técnicos da UNILAB, grupos organizados, ONG´s, associações comunitárias, escolas e secretarias de governo, especialmente localizados no Maciço de Baturité. Mais informações com Giselle, pelo telefone (85) 3332.1389.

8h – Credenciamento (entrega de pastas, crachás e canetas)

8h30 – Abertura

Formação da mesa: Representações – Reitor da Unilab, pró-reitora de Extensão, CUT, CODETEMB e Intesol.

Solenidade de Homenagem às mulheres trabalhadoras: apresentação do Grupo de percussão Samba de Rosas e homenageada, representando as mulheres.

09h30 – Palestras e Debate
Painel 1 – O BRASIL CONTEMPORÂNEO: conjuntura política e desenvolvimento.
Palestrante 1 – Professor George Paulino – UFC
Palestrante 2 – Professor José Meneleu Neto – Uece
Palestrante 3 – Professora Clébia Freitas – Unilab

Painel 2 – DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS: A atual conjuntura no mundo do trabalho.
Palestrante: representante da Central Única dos trabalhadores.

11h30 – Convite para concentração em Fortaleza e informes