Reitor realiza primeira visita ao Campus dos Malês

Data de publicação  24/04/2015, 13:27

No último dia 17, o reitor da Unilab, professor Tomaz Mota Santos, esteve no Campus do Malês e se encontrou com os servidores e estudantes.

A visita teve início com um café da manhã de boas-vindas com os técnico-administrativos e depois uma reunião, em que o reitor se apresentou e falou de suas experiências como reitor de outra instituição e dos desafios e diferenciais da Unilab. “Vim aqui para conhecer o campus e conversar com as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento dos Malês. A Unilab é um projeto bonito e é igual a todas as outras universidades no objetivo de fazer ensino, pesquisa e extensão, mas com a especificidade de regionalização e internacionalização. É algo novo no cenário das universidades brasileiras e não conheço no mundo uma instituição com um papel abrangente e similar como esse. É uma universidade que dependerá muito da consciência e da criatividade da comunidade acadêmica”, sublinhou. Professor Tomaz ainda destacou que todos estão fazendo parte da construção da universidade e que ele está aprendendo a ser reitor da Unilab.

Técnico-administrativos do Campus dos Malês com o reitor Tomaz Mota  e a diretora Ludmylla Mendes. / Crédito: Alan Santana

Técnico-administrativos do Campus dos Malês com o reitor Tomaz Mota e a diretora Ludmylla Mendes. / Crédito: Alan Santana

De acordo com a servidora Aldemária Ione Santos, “é um momento de também reformularmos com o aprendizado que ele traz. A experiência dele será um caminho para nos orientar nas demandas de hoje, que são diferentes de 2012, ano em que comecei a trabalhar aqui. Novos modelos são necessários para nos inserirmos na realidade do presente e para vencermos nossos desafios. A proposta que ele nos fez é de que juntos possamos construir uma universidade que é nova para todos nós”.

Em seguida, o reitor participou de uma reunião com o prefeito de São Francisco do Conde/BA, Evandro Almeida, na qual foi discutida a expansão da Unilab, com a ampliação de blocos e crescimento da infraestrutura, em geral. Além disso, foi renovada a manutenção da parceria entre prefeitura e universidade. Estiveram presentes também na reunião, a diretora do campus, professora Ludmylla Mendes; o pró-reitor de Planejamento, Plínio Maciel; os secretários de Educação e Planejamento da prefeitura, Ana Christina Oliveira e Silmar Carmo; e o engenheiro Marcus Vinicius Dias.

No turno da tarde, professor Tomaz reuniu-se com os professores do campus, dialogando sobre o futuro da universidade e do Campus dos Malês. Em seguida, aconteceu um encontro com um grupo de alunos, representantes do Centro Acadêmico (C.A) dos cursos de Letras e Bacharelado em Humanidades (BHU), da Associação dos Estudantes e Amigos de África e do Movimento Pró-Auxílios. Na oportunidade, foi discutido sobre os auxílios e os estudantes entregaram o “Manifesto pela Manutenção da Nossa Permanência”, assinado por 116 alunos.

Na oportunidade, o reitor participou do Fórum das Universidades Públicas do Estado da Bahia, em Salvador/BA, em que foi realizada uma articulação entre os representantes das universidades públicas do Estado da Bahia. Essa discussão se fez necessária para ampliação do canal de comunicação entre as universidades e o Governo Estadual.