Café com Letras aborda “Literatura da Seca e História Social”

Data de publicação  28/04/2015, 16:17
Quadro Retirantes, de Portinari.

O professor Frederico de Castro Neves (UFC) é o convidado para a edição desta quinta-feira (30) do Café com Letras. Ele falará sobre “Literatura da Seca e História Social”, às 16h, no auditório do Campus da Liberdade.

No final do século XIX, muitos intelectuais procuraram entender o fenômeno da seca nas províncias do norte do Império do Brasil a partir de narrativas ficcionais, especialmente o romance. Dois deles, escritos no calor da hora (a seca de 1877-1880), possuem estruturas narrativas semelhantes e proporcionam ao historiador uma possibilidade de reflexão sobre os conflitos sociais e os dramas morais em que se envolvia a população de retirantes. Ao retomá-los, procurarei analisar as alternativas para a produção de significados sobre a seca e sobre a pobreza.

Sobre o palestrante

Possui graduação em História (UFC, 1986), mestrado em Sociologia (UFC, 1992) e doutorado em História (UFF, 1998), tendo realizado estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2002 e 2013). Atualmente é Professor Associado IV no Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, atuando nos cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência na área de História do Brasil Império, atuando principalmente nos seguintes temas: secas, migrações, revoltas camponesas, movimentos sociais e conflitos sociais.

Sobre o projeto

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua terceira edição (2014-2015), está sendo organizado pela professora Cláudia Ramos Carioca e tem como proposta congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.