Encontro discute “Diáspora africana e africanos no Ceará: em busca da justiça e dignidade humana”
Acontece hoje (04), às 16h, no auditório do Campus de Liberdade, em Redenção/CE, um encontro que tem como tema “Diáspora africana e africanos no Ceará: em busca da justiça e dignidade humana”. O evento é resultado da parceria existente entre os grupos de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) da Unilab.
O encontro é aberto para a participação de estudantes africanos das duas universidades parceiras, bem como de representantes da reitoria e das Pró-reitorias da Unilab e a comunidade em geral. E dentre seus objetivos, busca criar as condições de conhecimento mútuo entre os atores envolvidos no processo de busca de soluções na área jurídica e social, além de fortalecer e ampliar as possibilidades de parcerias entre a Faculdade de Direito da UFC, o Foro da Justiça Federal do Ceará e outras instâncias da Unilab, como as Pró-reitorias e Institutos.
Para obter certificado, o participante deve encaminhar e-mail de solicitação com o título do evento no cabeçalho para: escolaafricana2@gmail.com
Histórico:
Em 2014, organizou-se o Congresso Internacional “Diálogos Sul Sul sobre os novos caminhos da democracia: Pluralismo e equidade”. Em abril de 2015, os integrantes destes grupos de pesquisas reuniram a sociedade para debater os problemas que afetam a África e a diáspora africana no Ceará.
Nesse sentido, realizou-se o Seminário Internacional “Democracia, Liberdade e Cidadania em África”, que contou com dois painéis: o primeiro, apresentado no auditório do Curso de Direito da UFC, girou em torno do tema “Democracia e liberdades na África”; o segundo painel, ocorreu no auditório do departamento da História e tinha por tema “Diáspora africana: desafios e possibilidades de atuação em defesa de direitos humanos”.
“Os eventos têm reunido especialistas e atores da sociedade civil de diferentes áreas de conhecimento e nacionalidade e chamado a atenção dos docentes e discentes da UFC pelo fato de ser a primeira vez que a população cearense deu-se conta dos problemas de integração na sociedade enfrentados pela juventude africana. O encontro planejadoo dia para o dia 04 faz parte dessa parceria entre a UFC e a Unilab”, explica o coordenador do encontro Bas´Ilele Malomalo.
Programação:
14h – Visita às instalações (Palmares e Auroras – Proplan)
14h30 – Encontro com os dirigentes da Unilab: Reitoria; ProInst; Procuradoria; Diretora do ICA (possibilidade de parceria; estágios)
15h30 – Visita ao Campus da Liberdade
16h – Mesa redonda: África no Ceará: em busca da justiça e dignidade
Juízes federais
Germana Oliveira Moraes (UFC)
Bruno Carra (Diretor do Foro e da Esmafe)
Raquel Rolim (Diretora Administrativa da Esmafe)
George Marmelstein Lima (Diretor da Escola Magistral)
Representantes das associações africanas
Ercílio Langa (IDDAB/UFC – Moçambique)
Suzete Lopes (CAG – Guiné Bissau)
Fernando Pedro (AAL – Guiné Bissau)
Gino Pereira (AEAEC/UFC – Guiné Bissau)
Representantes dos estudantes (África; Brasil e Timor Leste)
Mediador: Bas´Ilele Malomalo (Unilab – RDCongo)
Organização do Encontro:
Grupo de pesquisa África Contemporânea das Relações Globais: Política, educação e cultura
Apoio:
Associação de Estudantes Africanos do Estado do Ceará (AEAEC)
Instituto do Desenvolvimento da Diáspora Africana no Brasil (IDDAB)
Instituto Nova África
Coordenação de Políticas Afirmativas (Copaf/Propae/Unilab)
Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst/Unilab).