Encontro “Mulheres negras na construção da igualdade racial e de gênero”, acontece nesta quinta-feira (07), em São Francisco do Conde/BA

Data de publicação  04/05/2015, 16:00

CONVITE LELIA sao francisco (1)

Acontece nesta quinta-feira (07), o encontro “Mulheres negras na construção da igualdade racial e de gênero”. O evento será na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, às 09h.

Na oportunidade, serão lançados o “Projeto Memória Lélia Gonzalez – o feminismo negro no palco da história” e o livro “Políticas de promoção da igualdade racial: 1986 a 2010”, da professora da Unilab, Matilde Ribeiro.

Matilde Ribeiro

Lélia Gonzalez é professora e atuante em movimentos de cultura negra. Ajudou a fundar instituições como o Movimento Negro Unificado (MNU), o Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN), o Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga e o Olodum. Sua militância em defesa da mulher negra levou-a ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM). Engajada em movimentos sociais, Lélia contribui na articulação de lutas e demandas específicas dos negros e, em especial, das mulheres negras. O projeto memória foi produzido pela Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), no Rio de Janeiro.

9h – Credenciamento

9:15h – Apresentação Cultural

9:45h – Mesa de Abertura

Ana Bispo – Coordenadora da Área de Gênero do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR) e Articuladora em São Francisco do Conde da Rede de Mulheres Negras da Bahia;

Antonia Ceva – Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH);

Edson Costa – Coordenador do Encontro Mundial de Étnico Empreendedores (EMUNDE);

Eliezer Santana – Vereador da Câmara Municipal de São Francisco do Conde;

Evandro Almeida – Prefeito de São Francisco do Conde;

Ludmylla Mendes – Diretora da Unilab;

Samuel Azevedo – Coordenador do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR);

10:30h – Apresentação das publicações

– KIT e Exibição do Vídeo Documentário Lélia Gonzalez – Antonia Ceva (REDEH);

– Lançamento do livro “Políticas de promoção da igualdade racial: 1986 a 2010”, da autora Matilde Ribeiro – Editora Garamond;

11:30h – Debate

12:00h – Encerramento com distribuição do KIT.