Proinst visita municípios do Recôncavo baiano para firmar acordos de cooperação
Entre os dias 28 e 30 de abril de 2015 a Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst) da Unilab, por meio do Núcleo de Acordos de Cooperação e Mobilidade (Campus dos Palmares/Aracape/CE) e da Divisão de Relações Institucionais (Campus dos Malês/São Francisco do Conde/BA), realizou visitas de prospecção a seis dos municípios que compõem o Recôncavo baiano – Cachoeira, Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. As visitas tiveram o objetivo de viabilizar acordos de cooperação técnica entre a Unilab e estes municípios.
Segundo Carlos André de Moura Barros, gerente do Núcleo de Acordos de Cooperação e Mobilidade, “esses acordos pretendem conjugar esforços entre a universidade e os municípios mediante o compartilhamento de tecnologias, recursos humanos, materiais e conhecimentos científicos disponíveis em benefício mútuo”.
Tais acordos possibilitarão a implementação conjunta de programas, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo as diversas áreas do conhecimento humano, bem como o intercâmbio de professores, técnicos, estudantes com as comunidades.
Segundo Lucineide dos Santos Costa, da Divisão de Relações Institucionais, do Campus dos Malês, a equipe da Proinst foi muito bem recebida. “As Instituições mostraram interesse e, juntos, pensamos em muitas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que podem ser realizadas em conjunto”, relata Lucineide.
Mas Carlos André ressalta que este “é apenas o começo desta operação pois, além de o Recôncavo baiano ser composto por 30 municípios, este contato inicial é apenas uma apresentação da iniciativa”. A assinatura de acordos ainda passa por outras etapas, como a troca de documentações, aprovação mútua de redação final e assinatura das partes.
Fonte: Ripes/Por: Aloísio Menescal.