Exposição que retrata a cultura do cabelo dos negros continua no Malês

Data de publicação  18/05/2015, 15:24
Iraci Oliveira

A exposição “Crespas” continua na recepção do Campus dos Malês até o próximo dia 6 de junho de 2015. O trabalho é de autoria da artística plástica e museóloga Iraci Oliveira e retrata a cultura do cabelo dos negros, destacando as expressões que os identificam.

Para Iraci Oliveira, “o trabalho surgiu com o processo da minha transição no momento que me descobri enquanto mulher negra. Busquei valorizar a minha identidade e, por isso, decidi parar de alisar o cabelo e assumi-lo crespo. Expor aqui na Unilab é um espaço ideal, pois é um importante espaço no Recôncavo Baiano que acontecem discussões sobre o assunto”, disse ela.

Iraci Oliveira e professor Carlindo Fausto / Crédito: Ira Santos

Iraci Oliveira e professor Carlindo Fausto. Crédito: Ira Santos

O lançamento aconteceu no último dia 6 de maio, com coquetel de abertura e apresentação cultural de Samba Chula, com a participação da comunidade acadêmica. A exposição faz parte do projeto de artes da Unilab, coordenado pelo professor Carlindo Fausto.

Apresentação cultural de Samba Chula / Crédito: Ira Santos

Apresentação cultural de Samba Chula Crédito: Ira Santos

Confira texto na íntegra sobre a exposição, pelo professor Carlindo Fausto – “Crespas, identidade e identificação da negrura na obra de Iraci Oliveira”