Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Direção da Unilab apresenta projeto da universidade a gestores de São Francisco do Conde

Data de publicação  20/05/2015, 20:20
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Nesta quarta-feira (20), a direção da Unilab e a comitiva da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde/BA se reuniram com o intuito de afinar a parceria entre as instituições.

O encontro foi no auditório da universidade e estiveram presentes o reitor, Tomaz Mota Santos; o pró-reitor de planejamento, Plínio Nogueira Maciel; a diretora do Campus dos Malês, Ludmylla Mendes; o prefeito da cidade, Evandro Almeida, além de vereadores, secretários municipais, assessores, professores e técnico-administrativos. A mesa de abertura foi composta pela direção da Unilab e pelos representantes da prefeitura, o senhor Evandro e o vereador Venilson Chaves, conhecido como “Cravinho”.

De acordo com o professor Tomaz, “esse momento aprofunda nossa relação com a prefeitura, com a Câmara de Vereadores e com a comunidade, no sentido de tornar mais viável o projeto da Unilab e a implantação do curso de medicina em São Francisco do Conde/BA. Foi um encontro importante, no qual pudemos ouvir ponderações sobre a dificuldade do projeto e também manifestações de otimismo. É uma ação importante para a região, uma vez que vai aumentar a capacidade de atendimento à saúde da população local e dos povos africanos que a Unilab tem parceria”. Ele ainda acrescentou que a universidade traz um impacto positivo no crescimento da região em diversos setores, como, por exemplo, economia, construção civil, entre outros.

Pró-reitor de planejamento, Plínio Maciel

O pró-reitor de planejamento, Plínio Maciel, realizou uma apresentação sobre a história da Unilab, na qual mostrou dados e abordou seu histórico, desde a implantação no estado do Ceará. O pró-reitor mostrou, através de slides, a estrutura física de todos os campi e falou dos desafios, conquistas e perspectivas. Para ele, “o evento foi uma maneira de consolidar a Unilab no Recôncavo Baiano e sensibilizar os gestores e políticos da região sobre a proposta da Unilab. Na oportunidade, Plínio falou da expansão de novos cursos de graduação para o Campus dos Malês, até 2019.

Atualmente, o prédio que é ocupado pela Unilab é composto por áreas administrativas, nove salas de aula, um auditório, uma quadra e um restaurante universitário. Além disso, tem uma biblioteca e uma quadra coberta para outras atividades acadêmicas do campus. Segundo o pró-reitor, a Unilab pretende investir R$ 34 milhões nos próximos dois anos na construção de blocos que servirão às áreas acadêmicas e administrativas.

Durante a apresentação, o vereador Venilson Chaves afirmou que “essa é uma proposta ‘ousada’ para São Francisco do Conde/BA e precisamos acreditar que as propostas vão acontecer e a Unilab vai se expandir”, disse ele. Já para a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, “a Unilab é um sonho que vem se tornando realidade. Existem algumas dificuldades, mas não é impossível”.

Categorias