Inscrições abertas para o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Data de publicação  20/05/2015, 14:25

logo mestrado - ultimas noticias

A Unilab abriu no dia 04 de maio o processo seletivo para o Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), que disponibilizará 15 vagas. A concessão de bolsas depende da existência de cota, concedidas pela CAPES, FUNCAP ou por outra agência com a qual o mestrado mantenha convênio para esse fim.

O MASTS oferece formação interdisciplinar visando promover a conservação e o uso sustentável da biodiversidade, por meio da reflexão e da produção de conhecimento acerca da elaboração, divulgação e consumo de tecnologias sustentáveis.

O mestrado, que segue com as inscrições abertas até o dia 22 de maio, compreende tanto a formulação de tecnologias voltadas para o enfrentamento das questões que ocupam as agendas nacionais e internacionais sobre a conservação e o uso racional dos recursos naturais, quanto à produção de conhecimento acerca das dinâmicas e das estratégias sociais no trato com a natureza.

Linhas de Pesquisa:

O mestrado recebe profissionais graduados nas diversas áreas do conhecimento interessados em abordar as questões discutidas por ele, no âmbito de suas Linhas de Pesquisa:

1. a) Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável – voltada para a análise, compreensão e difusão de tecnologias balizadas pelo enfoque do desenvolvimento sustentado, sustentável e includente e que, sobretudo, possam ser apropriadas pelas populações interessadas.
  2. b) Sociobiodiversidade e Sustentabilidade – voltada para a análise e compreensão das conformações sociohistóricas relacionadas às temáticas da sustentabilidade e às diversas formas de apropriação e uso dos recursos naturais.

O mestrado incorpora profissionais que, independentemente de sua formação, estejam interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da temática da Sustentabilidade e da Diversidade de aportes no trato com a natureza e a sua transformação em recursos.

Calendário do processo de seleção:

A seleção compreende análise do projeto de pesquisa, a entrevista do candidato e a análise do curriculum vitae.

Período de inscrição: 04 a 22 de maio de 2015.

Homologação das inscrições: 08 de junho de 2015.

Pedido de recurso das homologações das inscrições: 09 de junho de 2015.

Resultado dos recursos analisados: 11 de junho de 2015.

Análise de projetos: 12 a 19 de junho de 2015.

Divulgação do resultado da avaliação de projeto: 22 de junho de 2015.

Pedido de recurso do resultado da avaliação de projeto: 23 de junho de 2015.

Divulgação do resultado dos recursos da avaliação de projeto: 26 de junho de 2015.

Entrevista: 29, 30 de junho e 01 de julho.

Divulgação do resultado da entrevista: 02 de julho de 2015.

Pedido de recurso do resultado da entrevista: 03 de julho de 2015.

Divulgação do resultado dos recursos da entrevista: 06 de julho de 2014.

Análise do Curriculum Vitae: 07 e 08 de julho de 2015.

Divulgação do resultado da avaliação da Análise do Curriculum Vitae: 09 de julho de 2015.

Pedido de recurso do resultado da análise do Curriculum Vitae: 10 de julho de 2015.

Divulgação do resultado dos recursos da Análise do Curriculum Vitae: 13 de julho de 2015.

Divulgação do resultado final: 14 de julho de 2015.

Data para pedido de recurso do resultado final: 15 de julho de 2015.

Divulgação do resultado dos recursos do resultado final: 17 de julho de 2015.

O cronograma acima apresentado poderá sofrer alterações nas etapas posteriores à realização da análise do projeto, em virtude do quantitativo de candidatos que forem aprovados para as etapas subsequentes do certame.

Processo Seletivo 2015 – Edital nº 001/2015

Mais informações: www.unilab.edu.br/masts ou envie e-mail para: masts@unilab.edu.br