Parceria entre Unilab e Hospital São José garante atendimento a estudantes

Data de publicação  20/05/2015, 13:13
Fachada do Hospital São José de Doenças Infecciosas.

A Unilab trabalha em parceria com o Hospital São José para garantir atendimento, aos estudantes estrangeiros ingressantes, com relação a doenças associadas a viagens nacionais e internacionais. A parceria já existe desde janeiro deste ano, no entanto, no dia 8 de maio se fortaleceu com a instalação, no hospital, do Ambulatório de Medicina do Viajante. No ambulatório, o atendimento ocorre semanalmente, sempre às sextas-feiras, das 14 às 18 horas, e objetiva orientar o viajante, proteger a saúde das pessoas que se deslocam, prevenir a propagação de doenças infecciosas e reduzir a morbidade e mortalidade por doenças associadas a viagens.

Devido à parceria entre Unilab e hospital, quando há ingresso de novos estudantes estrangeiros, a universidade propõe aos discentes uma organização em grupos para o atendimento no ambulatório. O primeiro grupo já foi atendido no dia 8 de maio e nesta sexta-feira (22) mais 29 estudantes serão atendidos.

A Coordenação de Saúde e Bem-estar (Cosbem) da Unilab acompanha a primeira ida dos discentes ao hospital. Após esse período de ingresso, os estudantes, brasileiros ou estrangeiros, que forem viajar para fora do Ceará podem buscar atendimento direto com o ambulatório, como qualquer cidadão. É necessário marcar uma consulta pelo telefone (85) 3101.2343, que atende de segunda a sexta-feira para o agendamento. O Hospital São José de Doenças Infecciosas, da rede pública da Secretaria da Saúde do estado do Ceará, funciona na Rua Nestor Barbosa, 315, bairro Parquelândia, Fortaleza.

Coordenadora da Cosbem, Fabiane Lima destaca que a intenção da parceria é efetivar e qualificar as ações que já eram realizadas com os estudantes. “Iniciamos a parceria no trimestre 2014.3 e estamos dando continuidade a essas ações, sempre procurando aperfeiçoar a cada nova experiência e garantir o bem-estar de todos os estudantes matriculados em nossa universidade”, disse.

Ela explicou ainda que a parceria com o Hospital São José possibilita oferecer ações de vigilância e de assistência à saúde de forma mais efetiva. “Os estudantes, ao passarem por esse momento inicial de atenção à saúde, são cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) e passam a assumir todos os direitos e deveres dos demais usuários da rede de assistência do país”, explica.

O atendimento

No Ambulatório de Medicina do Viajante, ocorre consulta médica em que se levanta e avalia o histórico de saúde, como as doenças e infecções que o paciente já teve e as vacinas que tomou, e investiga-se seu roteiro de viagem. Os estudantes são imunizados e realizam exames de triagem diagnóstica, conforme prescrição médica.

A Cosbem também realiza atividades interdisciplinares de vigilância em saúde, em parceria com o Hospital São José:

– Avaliação de enfermagem, com investigação de roteiro de viagem, antecedentes pessoais e familiares, hábitos sociais, sexualidade e queixas de saúde
– Avaliação nutricional, com investigação do estado nutricional, com aferição de medidas antropométricas; e de hábitos alimentares.
– Oficina sobre o Sistema Único de Saúde, com a discussão acerca do sistema de saúde do país e apresentação dos direitos e deveres dos usuários.
– Roda de conversa sobre Saúde do Viajante, com a discussão acerca dos processos de adaptação dos viajantes ao país, incluindo questões relacionadas à cultura, processo de saúde-doença, hábitos alimentares, adaptação climática, dentre outras.
– Vacinação, conforme o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações.

Além dessas atividades, a Cosbem desenvolve ainda ações no âmbito psicossocial, em parceria com a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), com o desenvolvimento das atividades “Círculos de chegadas e Boas-vindas” e “Oficina de orientação profissional”, que são oferecidas a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros ingressantes na universidade.

Após esse primeiro momento, as demais atividades desenvolvidas pela Cosbem são oferecidas a todos os estudantes matriculados na universidade. Em geral, são realizadas ações de assistência à saúde, oficinas, rodas de conversa, campanhas de imunização, dentre outras.