Primeiro dia da Semana da África movimenta Campus da Liberdade

Data de publicação  29/05/2015, 17:43

O primeiro dia da Semana da África mobilizou dezenas de estudantes no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Na abertura, o reitor Tomaz Mota Santos pronunciou uma mensagem relembrando a origem da criação da data e afirmando a honra que a Unilab tem em contribuir para um projeto fraterno de integração entre Brasil e África. Ele também comentou sobre o tema do evento “Esperamos que o empoderamento da mulher negra africana que estuda na Unilab comece aqui, através de um ambiente de respeito e de não violência”, finalizou.

Pela tarde, aconteceu a roda de conversa sobre cabelos, beleza e identidade negra que contou com a participação de várias mulheres africanas e brasileira que narraram as suas vivências com o cabelo crespo e como enfrentaram o preconceito. Estiveram presentes as integrantes do grupo cultural Balé das Iyabás (RJ) que facilitaram uma oficina ainda pela manhã. Em seguida, a professora Vanderli Salatiel (SP) apresentou dezenas de trajes tradicionais de países africanos. Durante a sua fala, ela convidou alguns estudantes para subirem ao palco e vestir uma indumentária.

A Semana da África continua até amanhã (30) com os jogos da Liberdade, palestra e o festival de arte e gastronomia africana. Participe!