“Café com Letras” traz palestra sobre hip hop cubano

Data de publicação  09/06/2015, 14:21

O Instituto de Humanidades e Letras (IHL) realiza uma nova edição do Café com Letras nesta quinta-feira (11), às 16h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

Com o tema “Hip hop em Havana: a pedagogia e a poesia do oprimido”, a palestra será conduzida pelo professor Charles D. Hankin da University of Princeton, dos Estados Unidos.

Sobre a palestra
As letras do rap cubano constituem um corpus de poemas urbanos de natureza oral, cujo conteúdo vai além do discurso dominante e elabora uma perspectiva vanguardista sobre a Revolução Cubana hoje em dia. A partir de uma série de entrevistas com rappers em Havana (realizadas em 2014) e uma leitura detalhada das letras das canções, o professor Hankin propõe que o rap em Cuba serve como pedagogia do oprimido. Os artistas na periferia de Havana adotam um discurso didático para educar e ajudar o seu povo na luta por sua libertação. Nesse sentido o rap cubano constitui um discurso realizado pelo oprimido, para o oprimido e com o oprimido, fundado na vocação do ser humano de “ser mais” e a dialética ação-reflexão que implica a práxis, segundo Paulo Freire.

Conheça o palestrante
Charlie D. Hankin é estudante de doutorado da Universidade de Princeton (Estados Unidos), onde estuda literatura, música e cultura contemporâneas do “Grande Caribe”. Realizou trabalho de campo etnográfico em Havana sobre o hip-hop e está desenvolvendo uma pesquisa sobre o hip-hop no nordeste do Brasil. Atualmente é professor assistente de inglês (ETA) na Universidade Federal do Ceará – Universidade Aberta do Brasil, onde trabalha na Educação a Distância (Letras-Inglês e Letras-Espanhol), um projeto apoiado pelas organizações CAPES e Fulbright.