Unilab é homenageada na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde/BA

Data de publicação  12/06/2015, 14:36

4

A Unilab foi homenageada na Câmara de Vereadores de São Francisco do Conde/BA pelos cinco anos de sua lei de criação e quatro anos de atividades letivas. A audiência pública aconteceu na última quinta-feira (11), com a presença de professores, estudantes e autoridades da região.

3

O evento foi aberto pelo coordenador do Departamento da Promoção da Igualdade Racial (Depir), Samuel Azevedo, e, na sequência, o vereador Eliezer Santana fez uma apresentação sobre a chegada da Unilab em São Francisco do Conde/BA. Ele apresentou um acervo de fotos contextualizando esse momento do processo de construção da universidade e, na oportunidade, foi feita uma homenagem a ex-prefeita Rilza Valentin (in memoriam), que teve uma contribuição significativa para a presença da universidade no município.

Vereador Eliezer Santana realizando apresentação

Fizeram parte da mesa de abertura o representante da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia (Seprome), Ailton Ferreira; o deputado estadual Bira Côroa; o secretário de governo da prefeitura, Anailson dos Anjos; o professor Paulo Proença, representando a diretora do Campus dos Malês, Ludmylla Mendes; a secretária de Educação do município, Ana Cristina Oliveira; a coordenadora do polo de Educação a Distância do campus, professora Jaciara Santana; o coordenador do conselho universitário da cidade, Rainer Santos; e o estudante Beto Infandé.

Público presente

Segundo o professor Paulo Proença, “a universidade tem um compromisso com ensino, pesquisa e extensão e esse evento é uma oportunidade de divulgar isso para a sociedade de São Francisco do Conde”. Nesse sentido, a secretária de educação, Ana Cristina, afirmou que a Unilab “é uma conquista que contribui para o desenvolvimento da educação da cidade e é uma oportunidade para os cidadãos do município terem uma universidade federal”, disse ela. Já Anailson dos Anjos, que representou o prefeito Evandro Almeida, “para nós, sanfranciscanos, é muito importante a presença de nossos cidadãos estudando em uma universidade pública e de qualidade que está em processo de expansão”, afirmou.

O deputado Bira Côroa expressou a satisfação de estar presente nesse evento que celebra a presença da Unilab na região. Para ele, “foi um ganho não só para São Francisco do Conde, mas para toda a Bahia. Parabenizo esse projeto que, em pouco tempo, já proporciona desenvolvimento para a cidade e para o Recôncavo Baiano”, disse ele. Salientando a proposta social da Unilab, Ailton Ferreira, da Seprome, destacou que “a Unilab é um projeto de política pública voltada para a educação e é uma conquista de gestões que têm uma sensibilidade com a realidade dos menos privilegiados”.

6

A audiência pública teve continuidade com a palestra “Desafios e perspectivas para construção curricular e de integração África, Diáspora e Países de Língua Oficial Portuguesa”, ministrada pelos coordenadores dos cursos de Letras e Bacharelado em Humanidades (BHU), professores Paulo Proença e Carlindo Fausto, respectivamente, e pelo professor Pedro Leiva, do curso de BHU.

Para concluir, foi exibido o documentário Conxê, que aborda o impacto da chegada da Unilab em São Francisco do Conde e as transformações que aconteceram, e, na sequência, houve a apresentação cultural do grupo de Hip Hop, “Bota a fala”, composto por estudantes africanos e brasileiros da universidade.