Projeto “Café com Letras” aborda a língua portuguesa nesta quinta-feira (25)

Data de publicação  22/06/2015, 15:28

Nesta quinta-feita (25), o Instituto de Humanidades e Letras (IHL) promove mais uma edição do projeto de Extensão “Café com Letras”, com a palestra: “Gêneros do discurso – uma tecnologia para o ensino de Língua Portuguesa”.

O momento será facilitado pelo professor Expedito Wellington Chaves Costa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), às 16h, no auditório do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A palestra buscará discutir estratégias metodológicas para o ensino e avaliação de aprendizagem em Língua Portuguesa mais eficazes do que a tradição tem demonstrado. Segundo o professor,  o conhecimento sobre as estruturas não dá conta da diversidade dos usos cotidianos e na prática, é necessário conhecer significados diversos que as estruturas assumem em contextos variados.

O projeto de extensão “Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas”, está na sua terceira edição (2014-2015) sob a organização da professora Cláudia Ramos Carioca. A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística e literatura.

Conheça o palestrante:

Possui graduação em Letras – Português/Literatura, especialização em Língua Portuguesa e mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Atuou no Colégio Espaço Aberto e foi professor da Faculdade Católica do Ceará – Marista e professor-substituto na Universidade Estadual doCeará.

Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Tem experiência nas áreas de Metodologias de Pesquisa e de ensino de Língua Portuguesa, Produção Textual e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso. Líder do grupo de pesquisa “Estudos Linguísticos Interdisciplinares”, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e membro pesquisador do grupo Representações Sociais e Educação (UFRN).