Exibição de filme moçambicano homenageia 40 anos da independência de Moçambique

Data de publicação  24/06/2015, 14:23

Hoje (24), às 18h30, em comemoração aos 40 anos de independência de Moçambique, a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), através da Quarta Cultural, exibe o filme “Rico Abusado”, uma produção independente de Moçambique. A exibição acontecerá no auditório didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

40 anos de Independência

Nos anos 60, diversas manifestações eram realizadas  contra o domínio colonial em Moçambique. Essas ações tomaram proporções maiores e mais radicais com o desenvolvimento dos movimentos nacionalistas armados: FRELIMO, Frente de Libertação de Moçambique.

Essa frente iniciou a luta armada pela libertação nacional de Moçambique a partir de 1964. Assim, os revolucionários criavam seu próprio sistema de administração, como se fosse um Estado dentro de outro.

Iniciou-se um combate em 1964 e assim que as forças revolucionárias assumiam um território, elas estabeleciam as zonas libertadas. Com a vitória, foi estabelecido um governo provisório composto por representantes da Frelimo e do governo português, até que no dia 25 de Junho de 1975, foi proclamada oficialmente a independência nacional de Moçambique.

Fonte: Brasil Escola