Proex apresenta documentário do 3º Movimenta

Data de publicação  08/07/2015, 15:07

movim

A Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) através da coordenação de arte e cultura apresenta o documentário sobre a ação Movimenta. Em sua 3ª edição, o documentário é um dos produtos resultantes das atividades de formação realizado pelo Festfilmes, sob coordenação de Duarte Dias, a direção e roteiro do documentário são de Arnaldo Formiga. A concepção geral é da articuladora de arte e cultura, Vanéssia Gomes.

O Movimenta promove na Unilab a aproximação à arte, em suas mais variadas expressões entre estudantes de diversas nacionalidades africanas (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e dos países Brasil e Timor Leste à profissionais de arte, comunidade do entorno dos campi da universidade, professores e técnicos .

Foto: Bruno Soares

A 3ª edição aconteceu no Campus da Liberdade em Redenção, no Ceará e no Campus dos Malês, na Bahia. Ainda em 2014 foi lançada uma convocatória na universidade para interessados em apresentar propostas para realizar oficinas, workshops, apresentações artísticas. Com cerca de 2 meses de atividades, a partir de janeiro de 2015, em teatro (performance), dança (break), cinema (mostra internacional), artesanato, fotografia (documental), exposições de artes visuais (fotográfica, objetos de memória), música (criação de instrumentos, oficina de violão, oficina de instrumentos de sopro) e literatura, a ação foi concluída com o Festival de arte e Cultura. Como resultado desta edição também ocorreu a Exposição Fotográfica Narrativas Sensíveis. A exposição é constituída com cerca de 150 imagens retiradas de um universo de 2 mil fotos realizadas por profissionais da fotografia e estudantes participantes das oficinas de artes visuais (com Arnaldo Formiga e Duarte Dias) e de fotografia (com Alex Hermes).

Confira o vídeo