Projeto de Extensão debate filme “O Pianista”, nesta sexta-feira (24), às 14h

Data de publicação  23/07/2015, 13:17

21043224_20130923202123729.jpg-r_160_240-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

O Projeto de Extensão “Cinema, Sociologia e Política” debate filme “O Pianista”, nesta sexta-feira (24), às 14h, no auditório do Campus da Liberdade.

O projeto tem o objetivo de oferecer um espaço de reflexão acerca dos problemas que envolvem o posicionamento do indivíduo no mundo em diversos contextos de atuação social, estimulando um olhar crítico. Assim, ele se enquadra no campo da educação política, oferecendo à sociedade mecanismos reflexivos de crítica social.

A ação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), coordenada pelo professor Sebastião André Filho.

Sinopse do filme

O pianista polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939. Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da guerra acabe.”