Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Unilab participa do XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), em Cabo Verde

Data de publicação  23/07/2015, 15:11
Postagem Atualizada há 9 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Reunindo mais de 150 universidades e instituições de ensino e investigação dos países que compõem a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Cabo Verde recebeu de 15 a 17 de julho o XXV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP). O evento, sediado pela Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), aconteceu na Cidade Velha, que fica na Ilha de Santiago. O pró-reitor de Relações Institucionais (Proinst) e coordenador da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (Ripes), professor Edson Borges, representou o reitor da Unilab, professor Tomaz Aroldo da Mota Santos, no evento. Estiveram presentes também as professoras Jacqueline Freire e Elisangela André, do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), e Rebeca de Alcântara Meijer e Geranilde Costa e Silva, do Instituto de Humanidades e Letras (IHL).

Reitor Orlando da Mata (Universidade Mandume  Ya Ndemufayo, Angola), Reitora Judite Nascimento (Universidade de Cabo Verde), Pró-Reitor Edson Borges (Unilab) e o Reitor Albano Vicente L. Ferreira (Universidade Katyavala Bwila, Angola).

Reitor Orlando da Mata (Universidade Mandume Ya Ndemufayo, Angola), Reitora Judite Nascimento (Universidade de Cabo Verde), Pró-Reitor Edson Borges (Unilab) e o Reitor Albano Vicente L. Ferreira (Universidade Katyavala Bwila, Angola).

Com o tema “Novos Desafios para o Ensino Superior após os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM)”, o evento foi uma oportunidade de discutir assuntos que contribuem para a integração e cooperação dos países que falam a língua portuguesa. Como exemplo, foram debatidos assuntos como as políticas e estratégias de cooperação para o desenvolvimento nos países de língua oficial portuguesa, o papel da ciência no desenvolvimento desses países, a cooperação universitária e a internacionalização no diálogo Sul-Sul.

O professor Edson Borges (primeiro à direita, ao lado da Reitora da Uni-CV, Judite Nascimento), faz suas observações e sugestões sobre o Relatório de Atividades 2015 da AULP.

O professor Edson Borges (primeiro à direita, ao lado da Reitora da Uni-CV, Judite Nascimento), faz suas observações e sugestões sobre o Relatório de Atividades 2015 da AULP.

Na oportunidade, o professor Edson Borges realizou várias conversas e reuniões com reitores, pró-reitores, pontos focais da Ripes, professores de universidades dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop), da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), de Macau, de Portugal e do Brasil. Além disso, participou da reunião do Conselho de Administração da AULP, uma vez que a Unilab foi nomeada para 5º Vogal Efetivo do Conselho de Administração (CA) da associação, para o triênio 2015-2017, no último encontro, ocorrido em Macau, na China, em 2014. O Conselho de Administração é o órgão de direção da atividade da AULP, fazendo cumprir as decisões da Assembleia Geral.

O encontro teve inscrições oriundas de 10 países e sua cerimônia de abertura contou com a presença do primeiro-ministro da República de Cabo Verde, José Maria Neves; o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, professor António Correia e Silva; representantes do presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago e da reitora da Uni-CV, entre outras autoridades.

Na sessão solene de encerramento foi anunciado que o próximo encontro da AULP ocorrerá no Timor-Leste, em julho de 2016.

.

Apresentação de trabalhos da Unilab

Apresentação de trabalhos no encontro da AULP

Apresentação de trabalhos no encontro da AULP

Foram apresentados dois trabalhos de autoria coletiva das pesquisadoras do Grupo de Pesquisa ELOSS – Educação e Cooperação Sul-Sul: “Unilab e Desenvolvimento Humano: educação superior, integração internacional, cooperação solidária e sustentabilidade”, apresentado pela professora Jacqueline Freire; e “Formação de professores no contexto da integração internacional na CPLP: desafios institucionais da Unilab”, apresentado pela professora Elisangela André.

Já as professoras Geranilde Silva e Rebeca Meijer apresentaram respectivamente “O ensino de filosofia da ancestralidade e da educação na Unilab (Brasil)” e “Projeto político e curricular do curso de pedagogia na Unilab: reflexões acerca da perspectiva afrocêntrica”.

Apresentação de trabalhos no encontro da AULP

Apresentação de trabalhos no encontro da AULP

Para elas, a participação no encontro foi uma oportunidade de debater importantes temáticas e também interagir com docentes-pesquisadores de universidades e instituições de investigação da CPLP, vivenciar elementos da cultura cabo-verdiana e conhecer publicações.

.

Outras agendas internacionais da Unilab

Antes do evento, no dia 13 de julho, o coordenador da Ripes, professor Edson Borges, participou de reunião no Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP), na qual foram tratados assuntos como o Termo de Referência da Plataforma Virtual da Ripes; a entrada da Guiné Equatorial na CPLP, entre outros. Estiveram presentes no encontro a gestora da Ripes, Carla Filipa Paiva, e o secretário da Missão do Brasil junto à CPLP, Pedro Veloso. Além disso, no mesmo local, o professor participou de uma reunião sobre a criação de uma rede de arquivos digitalizados no âmbito de um futuro Protocolo de Cooperação entre a CPLP e a Ripes/Unilab.

No dia 14 de julho, ele participou de reunião com os dirigentes da Universidade de Cabo Verde a respeito de cooperação entre as universidades e sobre as próximas atividades da Ripes.

Confira o relatório geral da Pró-Reitoria de Relações Institucionais sobre o XXV Encontro da AULP e a reunião na CPLP. 

.

.

Categorias