Aberta seleção de pesquisadores voluntários para o projeto “Narrativas do ensino superior: a Unilab e o contexto de formação das trajetórias”

Data de publicação  06/08/2015, 14:11

Narrativas

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Desenvolvimento (GPDE/Unilab) seleciona estudantes interessados em participar como pesquisadores voluntários do projeto “Narrativas do ensino superior: a Unilab e o contexto de formação das trajetórias.” Atuam no projeto os professores Mário Henrique Castro, Carlos Henrique Lopes e José Weyne de Freitas.

São 3 vagas para estudantes dos cursos de Bacharelado em Humanidades (a partir do 4º trimestre), Licenciatura em Sociologia e Licenciatura em História. A participação envolve 12 horas semanais de atividades durante período de um ano (prorrogável por mais um ano).

Interessados devem encaminhar o currículo lattes e uma descrição dos interesses em participar da pesquisa para o e-mail gpde@unilab.edu.br até o dia 14/08.

O projeto analisa a realidade do ensino superior por meio de estudos sobre narrativa e trajetória de sujeitos dentro da universidade. Tomando como ponto de partida a realidade da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a pesquisa aborda diversos aspectos da vida acadêmica e seu cotidiano como forma de compreender a produção das vivências e entendimentos socioculturais e socioespaciais acerca do ensino superior e de suas relações com outras experiências e sentidos. Trabalhando na forma de uma geografia dos discursos e de uma sociologia das falas, o estudo visa construir tanto uma memória das trajetórias e narrativas como uma leitura sobre o cotidiano universitário e suas nuances. Espera-se, ao fim do trabalho, produzir um acervo de material qualitativo sobre a dinâmica da Unilab e de seus atores.