Projeto de extensão “Sementes Descoloniais: uma proposta epistemológica e política” tem lançamento no dia 17 de agosto
Na próxima segunda-feira (17), às 16h, acontece o lançamento do projeto de extensão “Sementes Descoloniais: uma proposta epistemológica e política”, coordenado pela professora do bacharelado em Humanidades (BHU), Vera Rodrigues. O evento será no auditório do bloco didático do Campus Liberdade, em Redenção/CE, e contará com a palestra “O perigo de uma epistemologia e política única”.
O projeto tem por objetivo a formação de um grupo de discussão e mobilização política protagonizado por estudantes da Unilab que tenham vivenciado a primeira fase do projeto. O grupo denominado “Práxis Descoloniais” abrangerá ações e reflexões políticas voltadas para a realidade social contemporânea e problemáticas concernentes. Todos semeando novos conhecimentos e perspectivas epistemológicas e políticas.
A ideia central é inserir os discentes da Unilab nas discussões teóricas e políticas, a partir do campo dos estudos descoloniais. Para isso o projeto é dividido em três dimensões:
1. Curso de extensão de 40h com certificado do Programa de Extensão Universitária (Proext). O curso ocorrerá durante o mês de agosto e as inscrições ocorrerão no dia 17 de agosto com vagas limitadas. Maiores informações serão fornecidas no mesmo dia;
2. Formação de um grupo de estudo ligado à linha de pesquisa “Identidades e Políticas Públicas” do Grupo de pesquisa Oritá – Espaços, Memória e Identidades. O grupo se dedicará ao estudo do conhecimento e trajetórias dos/as principais intelectuais do campo dos estudos Descoloniais;
3. Formação de um grupo de discussão e mobilização política protagonizado por estudantes da Unilab que participaram do curso. O grupo “Práxis Descoloniais” abrangerá ações e reflexões políticas voltadas para a realidade social contemporânea e problemáticas concernentes.