Grupo de Pesquisa “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” (GPTCM/Unilab) seleciona 2 bolsistas para projeto

Data de publicação  13/08/2015, 14:08

O Grupo de Pesquisa “Trabalho, Cultura e Migrações no Ceará” (GPTCM/Unilab) seleciona 2 bolsistas de Iniciação Científica (1 remunerado e 1 voluntário) para atuar no projeto: “Outras histórias sobre a escravidão: projetos, resistências cotidianas e o comércio de escravizados na Província do Ceará. 1850-1876”. O orientador da pesquisa será o professor do Instituto de Humanidades e Letras (IHL) do Ceará, Edson Holanda Lima Barboza.

A pesquisa aborda a inserção do Ceará no tráfico interprovincial, especialmente, após a proibição do tráfico atlântico em 1850, e as ações de resistência escrava – fugas, furtos, assassinatos, registradas nos periódicos conservadores “Pedro II, A Constituição” e em documentos oficiais – Relatórios de Presidente de Província e correspondências policiais.

Analisa o contexto anterior à emergência do abolicionismo do final da década de 1870 e como o declínio da escravidão localmente sofreu impacto significativo das operações do “infame comércio”. A investigação em periódicos será direcionada à interpretação de anúncios de compra e venda de cativos, tentando mapear origens, destinos, caracterizações, marcas da violência e as redes de comércio. Em outro polo, os anúncios de fuga, registros policiais e noticiários trazem indícios e rastros para verificar a ação dos próprios escravizados e suas resistências cotidianas aos planos traçados por proprietários e comerciantes.

Podem participar da seleção estudantes (a partir do 2º trimestre) dos cursos de bacharelado em Humanidades e licenciatura em História da Unilab interessados na temática e que atendam aos seguintes requisitos:

* Estar regularmente matriculado;
* Ter, no máximo, duas reprovações em disciplinas ou atividades no histórico;
* Ter coeficiente de rendimento acadêmico igual ou maior que 7,0 (sete);
* Ter currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq.
* Não possuir, na vigência da bolsa, vínculo empregatício ou outra modalidade de bolsa, excetuados bolsas e auxílios de assistência estudantil ou equivalente;
* Ter disponibilidade para o desempenho de atividades nos períodos da manhã e tarde.

Para se inscrever é preciso enviar um e-mail com o assunto: “Bolsa Pibic Unilab 2015/2016” para edsonholanda@unilab.edu.br até o dia 17 de agosto (segunda-feira), 19h, com os seguintes documentos em anexo:

a) Breve redação indicando motivações e interesses para pesquisar a temática da escravidão no Ceará ( Arquivo Word – no máximo 2 mil caracteres);
b) Histórico acadêmico atualizado;
c) Currículo Lattes.

A entrevista será por ordem alfabética de inscritos no dia 18 de agosto (terça-feira), a partir das 14h30 min na sala dos professores, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE.