Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) disponibiliza “Manual de Orientação: Pendências Frequentes em Protocolos de Pesquisa Clínica”

Data de publicação  19/08/2015, 14:46

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) disponibilizou o “Manual de Orientação: Pendências Frequentes em Protocolos de Pesquisa Clínica”.

O referido manual foi elaborado com o intuito de destacar as chamadas “pendências de repetição”, ou seja, às principais pendências éticas que a Conep tem apontado nos seus pareceres consubstanciados relativos aos protocolos de pesquisa clínica, particularmente os ensaios clínicos com novos fármacos.

Ao elaborar o manual, a Conep pretende:

I. Auxiliar os pesquisadores e patrocinadores na elaboração e submissão dos protocolos na Plataforma Brasil;
II. Reduzir o número de apontamentos éticos realizados pela Conep e, com isso, acelerar o processo de tramitação dos protocolos no Sistema

Confira o documento aqui