“Entre o machado e o punhal – violências na escrita de João Guimarães Rosa” é tema da palestra do Projeto “Café com Letras”

Data de publicação  20/08/2015, 14:29

CAFE-COM-LETRAS-destaque_b

A próxima edição do projeto de extensão traz o tema “Entre o machado e o punhal – violências na escrita de João Guimarães Rosa”, na próxima segunda-feira (24), às 16h, no auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A palestrante será a professora Sarah Maria Forte Diogo que abordará as configurações da violência em Tutameia – terceiras estórias.

Para tanto, examina-se a parte da fortuna crítica do autor, procurando buscar mais subsídios para abordar a construção da obra com quatro prefácios e as considerações que Rosa faz sobre, por exemplo, paradoxos. Analisa-se ainda a contraposição proposta pelo escritor entre “estória” e “História” e a possibilidade de compreender as narrativas enquanto “contranarrativas”, narrativas de resistência. Reflete-se sobre a violência linguística nas terceiras estórias, com a proposição de um “devir” da língua, uma língua que força e tensiona o pensamento a refletir sobre a própria língua, a cultura e a sociedade. Destaca-se a existência, ao lado dessa violência, de outras, as violências sociais sedimentadas nos contos. Como resultado, constata-se que as violências presentes nos textos revelam um paradoxo desse fenômeno esteticamente trabalhado nas estórias: as violências libertam, mas, simultaneamente, aprisionam, pois também os algozes são vítimas das consequências de atos violentos.

O Projeto de Extensão Café com Letras: saberes docentes e práticas acadêmicas, em sua quarta edição (2015-2016), está sendo organizado pela professora Otávia Marques de Farias (coordenadora) e pelo Prof. Kennedy Cabral Nobre (vice-coordenador). A proposta é congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas de Linguística e Literatura e também de áreas relacionadas.

Sobre a palestrante:

Mestre em Letras pela UFC. Doutora em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Literaturas em Língua Portuguesa, com interesse em literaturas indígenas e letramentos literários nos mais diversos espaços.