Unilab sedia IX Seminário de Mobilidade Humana e o I Seminário Internacional Migrações e Diásporas Africanas nos dias 17 e 18 de setembro

Data de publicação  21/08/2015, 16:39

Mob humana diaspora africana-10

Nos dias 17 e 18 de setembro de 2015 serão realizados o IX Seminário de Mobilidade Humana e o I Seminário Internacional Migrações e Diásporas Africanas, no Campus da Liberdade, em Redenção/CE. Serão duas atividades acadêmicas transversais, que pretendem contribuir para a concretização da missão institucional da Unilab referente a produção e difusão de conhecimentos e princípios que sustentam a cooperação internacional solidária entre Brasil e África.

Outros objetivos também consistem em criar um espaço de discussões acadêmicas sobre o cenário nacional e internacional das migrações e refletir sobre os direitos de pessoas em processos de mobilidade: migrantes, refugiados, apátridas, vítimas de tráfico de pessoas e estudantes internacionais.

Os eventos são uma iniciativa da Pastoral dos Migrantes da Arquidiocese de Fortaleza – Ceará, coordenada pelas Irmãs Missionárias Scalabrinianas, e do Grupo de Pesquisa África-Brasil/Unilab, respectivamente. Apoiam os seminários, o Grupo de Pesquisa e Estudos Trabalhadores Livres e Escravos no Ceará (UFC) e o Grupo de Pesquisa Educação e Cooperação Sul-Sul (Eloss/Unilab), além de parceiros nacionais e internacionais.

Estudiosos/as, trabalhadores/as das instituições públicas ou privadas, atores da sociedade civil que trabalham com o tema da migração e mobilidade humana, estudantes e o público em geral estão convidados a se inscrever e participar.

Apresentação de trabalhos

Entre as atividades dos seminários, foram pensados 10 grupos de trabalhos (GT’s). A participação nestes GT’s ocorrerá por meio de comunicações orais. A proposta de comunicação deve apresentar o resultado de pesquisa total ou parcial ou uma experiência contemplando as temáticas de mobilidade humana e/ou diásporas africanas. Os proponentes devem ser graduandos, graduados, pós-graduandos, pós-graduados ou membros de associações de imigrantes ou com atuação voltada para este segmento.

As inscrições já estão abertas no site da Unilab e seguem até o dia 12 de setembro de 2015. Os seminários emitirão certificados para todos os participantes inscritos através do formulário eletrônico. Quem não optar por apresentar trabalho, poderá se inscrever para obter a certificação.

Formulário de inscrição e mais informações, acesse: www.unilab.edu.br/migracoesafricanas.