Abertas as inscrições para curso sobre cultura Bantu no Campus dos Malês

Data de publicação  24/08/2015, 14:34

acbantu

A Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) divulga as inscrições para o curso de línguas Kikoongo e Kimbundu, com início no dia 19 de setembro.

A formação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos das línguas, promovendo a apropriação de conteúdos referentes à cultura e civilizações Bantu e incentivando ações que visam à defesa e à divulgação da mesma. Pretende-se também produzir bens culturais como, cartilha, link de registros para sites/redes sociais e mensagens multimídias a partir dos conteúdos linguísticos compartilhados durante as atividades.

Para marcar a data, haverá uma aula inaugural ministrada por Taata Lubitu Konmannanjydas (Acbantu), das 14h às 17h, no campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Os demais encontros serão realizados aos sábados.

Para se inscrever é preciso se dirigir ao Campus dos Malês, de 24 de agosto a 18 de setembro, das 9h às 17h, nas coordenações de Letras e do Bacharelado em Humanidades (BHU)e na Secretaria de Turismo de São Francisco do Conde, ao lado da Matriz de São Gonçalo, Centro, das 8h às 13h.

O curso tem duração de 05 (cinco) meses, incluindo oficinas gastronômicas com culinária afro-baiana com a participação dos universitários africanos da Unilab e  caminhadas ecológicas para a identificação dos nomes de plantas medicinais e o registro dos conhecimentos associados dos Povos de Terreiro e Quilombos do Município.

Conheça o Acbantu

A Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acabntu) foi criada no dia 08 de dezembro de 2000, com o objetivo principal de dar visibilidade à história da civilização negra brasileira, promovendo a salvaguarda do patrimônio cultural afrodescendente no Brasil.

A instituição participa da salvaguarda dos bens imateriais: Acarajé, Samba de Roda do Recôncavo Baiano e da Festa do Bembé do Mercado de Santo Amaro/Bahia. Sua ação vai desde a preservação da memória ritual e do patrimônio imaterial artístico, cultural e filosófico, até a proposição do exercício pleno de cidadania. A manutenção das atividades da associação é realizada por meio de doações solidárias, projetos culturais apoiados por empresas e organismos de cooperação e convênios com órgãos do poder público. Estão presentes em 16 estados do Brasil, organizados em coordenações regionais.

Fonte: www.acbantu.org.br