Palestra “Negras e Negros e a Luta de Classes no Brasil” acontece amanhã no Campus da Liberdade

Data de publicação  27/08/2015, 14:33
Prof. Muniz Ferreira

Amanhã (28), às 15h, o auditório do bloco administrativo do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, recebe a palestra “Negras e Negros e a Luta de Classes no Brasil”, ministrada pelo professor Muniz Ferreira (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), seguido de debate com militantes do Movimento Negro do Ceará.
O momento visa fortalecer a formação política da comunidade acadêmica, refletindo a situação da População afro-brasileira no contexto da luta de classes no Brasil.
A organização do evento é do Coletivo Minervino de Oliveira, em parceria com o Sindunilab; Núcleo de Políticas de Gênero e Sexualidades/Unilab; Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Marxistas/Unilab, Unegro; Grupo Afro de Mulheres Brasileiras; Comunidade Serra do Evaristo/Bté; Comunidade Alto Alegre/Horizonte; Unidade Classista; Sindicato da Construção Civil do Ceará; Sindicato dos Sapateiros do Ceará, dentre outras.
Sobre o Palestrante
Muniz G. Ferreira é Licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense; Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É docente de História Moderna e Contemporânea; Pesquisador da História do Brasil Contemporâneo (século XX) e analista das relações internacionais (séculos XIX e XX); Estudioso do marxismo clássico e dos movimentos sócio políticos inspirados na tradição marxista; Investigador da História das formações de extrema-direita no Brasil e no mundo. Atualmente é professor associado de História Contemporânea e Relações Internacionais do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desenvolve e orienta pesquisa sobre as atividades artísticas, científicas e culturais da intelectualidade comunista brasileira no século XX e sobre atores, movimentos e processos contra-hegemônicos e anti-sistêmicos no sistema internacional.