Unilab em parceria com UFC realiza a VIII Mostra Internacional de Cinema Africano – Mulheres em África

Data de publicação  01/09/2015, 16:22

cine

De 08 a 30 de setembro acontece a VIII Mostra Internacional de Cinema Africano – Mulheres em África, um evento em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2012 e tem a coordenação dos professores Franck Ribard (História/UFC) e Bas’Lele Malo Malo, Carlos Subuhana e Túlio Muniz (IHL/Unilab).

A mostra dá continuidade à Mostra Internacional de Cinema Africano da UFC, iniciada em 2007 e se baseia numa plataforma de programação (filmes, debatedores, diretores, sobretudo) e de participação definida, permitindo uma itinerância para diferentes localidades. Este ano, o evento passará pela Escola Porto Iracema (Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura), Campus dos Malês (Unilab), em São Francisco do Conde/BA e Campus da Liberdade, em Redenção/CE.

A iniciativa segue avançando na reflexão e na prática em torno do cinema e da linguagem audiovisual como meios pedagógicos eficazes de difusão do conhecimento e de aprofundamento da perspectiva crítica de analise dos acontecimentos sociais e históricos africanos que encontram, na nossa visão, uma pertinência crucial no Brasil contemporâneo.

A Mostra propõe-se a abordar realidades deslocadas e fragmentárias do continente africano na temática dos “Gêneros em África”, com foco na questão do “ser mulher”, considerando o poder fantástico e o papel da mulher africana como modo de entrever a riqueza e a complexidade de “tradições vivas” que, entre a manutenção de memórias e o enfrentamento das problemáticas do dia a dia, declinam, na linguagem criativa dos cinemas africanos, a força da palavra e de vozes em busca de ser ao Mundo.

Além dos temas sociais e políticos, a mostra apresenta também a arte africana com documentários sensíveis que testemunham festas populares e homenageiam grandes criadores. A unificação dos eventos almeja trazer ao público um pouco das várias faces africanas do cinema através de produções realizadas nos últimos 30 anos, entendendo que elas representam um patrimônio de alta relevância, sobretudo para um país como o Brasil que está confrontado com a questão crucial da compreensão e da “digestão” da sua afrodescendência.

A “VIII Mostra Internacional de Cinema Africano UFC/Unilab- “Gêneros em África”, dando continuidade às edições precedentes, é grátis e destinada à comunidade acadêmica e à sociedade civil de maneira geral, composta de filmes inéditos abordando a realidade africana a partir de um recorte temático, com um sentido não só acadêmico mas, sobretudo, cultural e sociopolítico.

Confira a programação.

Mais informações, acesse: mostradecinemaafricano2015.blogspot.com.br