Projeto de Extensão “Diálogos Urbanos” realiza primeira reunião do Grupo de Estudos sobre o Urbano e a Cidade

Data de publicação  03/09/2015, 11:28

images

No dia 10 de setembro será realizada a primeira reunião do Grupo de Estudos sobre o Urbano e a Cidade, iniciativa ligada ao Projeto de Extensão “Diálogos Urbanos”. O encontro acontece na sala 02 do Bloco Didático do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, no horário das 14h até às 16h.

O Grupo de Estudos é aberto a todas as pessoas da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos) e da sociedade civil e política interessada. Serão estudados autores, obras e conceitos significativos e também serão realizadas visitas e caminhadas de reconhecimento nas cidades, buscando articular teoria e prática, abordando temas como direito à cidade, planejamento urbano, imaginários e sociabilidades urbanas, lutas urbanas, territórios, leituras urbanas, dentre outros.

Através do grupo serão apresentados, elaborados coletivamente e discutidos processos e projetos de pesquisa e de extensão do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Urbanas (Gipu), cadastrado no CNPq, que possui três linhas de pesquisa: agentes, ações coletivas e lutas na cidade; cidade, cultura e imaginário social; planejamento, democracia e produção social do espaço urbano. Por isso, este coletivo é um espaço importante de integração docente, discente e técnica e da comunidade a esses projetos de pesquisa e extensão. A participação sistemática no grupo de estudos também será certificada como atividade de extensão.