Campus dos Malês recebe a conferência “Estado e Sociedades em África: uma trajetória dos pensamentos políticos no século XX”

Data de publicação  08/09/2015, 15:29

CARTAZ CONFERÊNCIA PROFESSORA PATRÍCIA

A Unilab recebe no dia 11, às 15h, no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA, a professora Patricia Teixeira Santos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para a conferência “Estado e Sociedades em África: uma trajetória dos pensamentos políticos no século XX”. O momento é parte do evento “O Islã no Brasil e na África” e das atividades do Seminário Permanente de Estudos Africanos.

A conferência também conta com a presença do Sheikh Alhaji Abdul Hameed Ahmad, importante liderança religiosa do Centro Cultural Islâmico da Bahia e bacharel em direito islâmico pela Universidade de Medina na Arábia Saudita. Na oportunidade ele fará uma palestra sobre “O Islã na atualidade”.

As atividades organizadas pela professora Fábia Ribeiro e pelos professores Acácio Almeida e Pedro Leyva, têm o intuito de refletir sobre temas atuais que colocam em destaque o Islã.

Conheça a conferencista:

A professora Patrícia é docente e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo; Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora , nivel; Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2005); Pós-doutorado no Centre d´Étude d´Afrique Noire, Sciences Politiques, Bordeaux (França), com bolsa da Fondation Maison Sciences de l´Homme (Paris-França). Tem Pós-doutorado estágio senior pela Capes em História da África na Università degli Studi di Padova (Italia). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação interdisciplinar de Estudos Africanos, da Universidade do Porto (Portugal). Coordena o grupo de pesquisa Saberes, Práticas, Ensino de História da África e do Brasil, em contexto Sul.

Dia 09

14h – Abertura da exposição: “Olhares sobre o Islã”

17h – Debate sobre o filme: Ceddo

Crônica dramática sobre as disputas políticas e religiosas em uma aldeia africana, em um contexto em que convivem mercadores de escravos europeus, uma elite recém convertida ao Islamismo e parte da população local resistente à conversão (os Ceddo). A situação é agravada com o sequestro da filha do chefe, a princesa Dior. Vencedor do Berlin International Film Festival de 1977.

Diretor: Ousmane Sembène

Dia 10

15h – Palestra: “O Islã na atualidade”- Sheikh Alhaji Abdul Hameed Ahmad – Centro Cultural Islâmico da Bahia.

Dia 11

15h – Conferência: “Estado e Sociedades em África: uma trajetória dos pensamentos políticos no século XX” – Patrícia Teixeira Santos – Unifesp.