Estudantes e professoras do Icen realizam atividade com alunos do Maciço de Baturité no laboratório de Química da Unilab

Data de publicação  08/09/2015, 14:32

Estudantes e Professores da EEEM Camilo Brasiliense

No dia 27 de agosto, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Unilab, vinculado à Capes por meio do subprojeto “Ensino de Ciências, Diversidades e Cidadania”, da Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática (CNeM) do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) viveu uma experiência inovadora de integração da Unilab com a Educação Básica do Maciço do Baturité.

Estudantes da Escola de Ensino Médio Camilo Brasiliense, situada em Antonio Diogo, no município de Redenção/CE, vivenciaram atividades educacionais e científicas no laboratório de Química da Unilab, no Campus das Auroras, em Acarape/CE. Normas de Segurança, Apresentação de Vidrarias, Precisão e Exatidão, Titulação, foram os conteúdos abordados pelos Bolsistas de Iniciação à Docência (Bids) Octavio Octo, Alice Oway e Januário Fernandes (Timor Leste), Quedeco Ie (Guiné Bissau).

A equipe do Pibid envolvida na experiência é coordenada pela professora Jacqueline Freire e conta com a supervisão do professor João Paulo e de Márcia Rodrigues, da EEM Camilo Brasiliente. A professora Janice Lima, da escola de ensino médio, também acompanhou a atividade com sua turma. O momento no laboratório foi coordenado pela Professora Livia di Paula e pela técnica Ana Kathia Braz, ambas do Icen. Houve ainda o apoio da Coordenadora dos Laboratórios Professora Eveline Abreu , do Icen e do Professor Victor Martins, Diretor do Instituto.

A Professora Jacqueline Freire destaca que a atividade concretiza o princípio da formação lastreada pela articulação tepria e prática, assim como da inserção social da Unilab e articulação da universidade com a Educação Básica. Ressalta ainda que a atividade é parte da implementação do Clube de Ciências e Matemática e do Circuito de Vivências: práticas de ensino em Ciências e Matemática, aprovado no subprojeto pela Capes.

Para os estudantes envolvidos da Unilab e da escola estadual, foram momentos de aprendizagem e troca de experiências que marcaram suas trajetórias educacionais. O depoimento da jovem Renata da Silva Monte, aluna do 3º ano “D ”prova a importância da integração universidade e escola básica. “Primeiramente sinto-me lisonjeada em poder desfrutar desses momentos, enriquecendo meus conhecimentos, aprendendo a lidar com outras pessoas e situações. A experiência de estar em um laboratório de Química com um padrão tão avançado é totalmente diferente. È muito bom ver a paciência que os Bids tem com cada aluno que ali estava, passando para cada um de nós do ensino médio o que um dia foi passado pra vocês. Obrigada pela cordialidade que vocês do Pibid sempre tem com cada um de nós”.

Para o estudante Quedeco Ié, guineense e estudante de CNeM, com habilitação em Biologia a aula alunos da escola Camilo Brasiliense foi um momento de muito aprendizado. “Foi um dos fatos mais importantes na minha formação, um momento de integração entre conhecimento e valores culturais. Enquanto Bids, acredito que essa aulas de laboratório com alunos nos aproxima e fortalece cada vez mais todos os envolvidos”, conclui o estudante.

[FinalTilesGallery id=’4′]