O “Direito à Cidade” é discutido no evento “Diálogos Urbanos”, na quinta-feira (17)

Data de publicação  15/09/2015, 16:25

Na próxima quinta-feira (17), às 16h, no auditório do Campus da Liberdade, acontece o evento “Diálogos Urbanos”, com o tema “O Direito à Cidade”. O objetivo é criar um espaço de aprendizagens, trocas de experiências, mobilização e vivência lúdica sobre a cidade.

A ação terá uma mesa redonda com participações da coordenadora do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (CDVHS), Marileide Luz;  da conselheira do Conselho Nacional das Cidades (ConCidades) e Diretora da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), Gorete Fernandes; e do presidente da Associação dos Estudantes Guineenses da Unilab, Marciano Urem da Costa.

O CDVHS é uma entidade popular fundada em 1994, que trabalha na área de defesa e promoção da cidadania e dos direitos humanos e de organização comunitária. O centro tem parceria com a Rede de Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede Dlis), da qual participam dezenas de entidades e movimentos urbanos, promovendo o direito à cidade, o planejamento democrático e o desenvolvimento local. A representante do Conselho Nacional das Cidades tem ampla experiência na defesa do direito à cidade, no contexto estadual e nacional, tendo participado de muitas lutas e conquistas urbanas democráticas. E o estudante guineense fará uma abordagem sobre os desafios que os estudantes da Unilab enfrentam em relação aos direitos que uma cidade pode oferecer, como, por exemplo, habitação, lazer, arte e cultura, transporte e saúde. Sendo assim, é importante a participação de todos os estudantes nesse momento de troca de experiências sobre o direito à cidade em várias dimensões.

Na oportunidade, serão debatidos assuntos sobre: “O que é a cidade e quais são seus direitos?”; “Como lutar, se mobilizar e se organizar pelo Direito à Cidade?”; e “Quais as conquistas, dificuldades e desafios para efetivar o Direito à Cidade?”.

Após a mesa redonda, haverá uma exposição de fotografias com o tema “Olhares sobre a Cidade” e um sarau de poesias.

O evento é uma realização do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Urbanas (GIPU), em parceria com a Coordenação de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), Projeto Independências e Associação dos Estudantes Guineenses da Unilab.