Proex e Projeto Afrodita promovem a ” I Ciranda da Criança Paulo Freire”

Data de publicação  07/10/2015, 15:38

CARTAZ CIRANDA_J-01

O Projeto Afrodita: a arte, o brincar, o cantar e o dançar nas educações interculturais (Afrodita: abcd´s nas educações interculturais) – Ano II em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex) através da articulação de arte e cultura apresentam a I Ciranda da Criança Paulo Freire.

O projeto Pibeac/Afrodita tem desenvolvido ações de arte da educação para e com crianças, jovens e adultos com brincadeiras, jogos, danças, rituais, seminários etc. tendo como objetivo geral promover a integração intercultural e intergeracional, sendo assim o câmbio de experiências, saberes e vivências da comunidade acadêmica da Unilab com o seu entorno.

A “Ciranda da Criança Paulo Freire da Unilab” realizará, então, atividades educativas e interculturais para crianças do Maciço de Baturité durante o mês de outubro de 2015 e realizará exposição de fotografias do “Ser criança: a arte do brincar”.

A ação será realizada com o projeto Quarta Cultural Maciço de Arte que atua na Unilab há 4 anos com ações de apreciação à arte e fomento a circulação das diversas linguagens artísticas pelo Maciço de Baturité. Integram ainda esta ação os projeto África Pequenas do Joá, IndependênciaS, o Prodocência e o Neart.

Na programação teremos visitas à exposição de artes, oficinas, rodas de conversa e apresentações artísticas.

Dentre as atividades anuais junto com demais parceiros, a extensa agenda de atividades direcionadas para crianças, pais, discentes e docentes foi denominada I Ciranda da Criança Paulo Freire. A homenagem ao mestre Paulo Freire se deve a sua contribuição na formação de seres humanos, sejam pais, educadores, entre outros de que a leitura do mundo, das artes de brincar e de ser humano precedem e qualificam a leitura da palavra. A ação também incentiva o brincar livre das crianças em espaços como a praça, em sintonia com o ciclo da natureza ao fortalecer a ideia de que a primavera é tempo de florir e que as crianças não são mercadorias e “como o jardineiro prepara o jardim para a rosa que se abrirá na primavera” é preciso cuidar da infância e das artes do brincar. Pelo direito de ser criança: a arte do brincar.

A  primeira atividade da Ciranda será a visitação à Exposição Brinquedos Nordestinos, na Caixa Cultural, em Fortaleza/CE. Será nesta terça, dia 06, às 13h. Discentes, docentes e técnicos da Unilab estão convidados. Um ônibus sairá da universidade, por isso as vagas são limitadas.

Faça a sua inscrição aqui.

Conheça as demais Oficinas:

Dia 07, quarta, às 16h

Oficina Boneca Kalunga – aberta à comunidade acadêmica e comunidade externa.

Inscrição aqui

Visitação à Exposição Brinquedos à Mão

Inscrição aqui.

Dia 23, sexta, 14h às 17h