Patrimônio, desenvolvimento urbano e museus são tema de evento na próxima quinta-feira (22)

Data de publicação  16/10/2015, 12:53

Untitled-2

A Praça do Obelisco, em Redenção/CE, receberá, na próxima quinta-feira (22), a mesa redonda “Patrimônio e Desenvolvimento Urbano: a função social dos museus”, a partir das 18h.

Os organizadores pedem que cada participante leve um objeto significativo em sua história de vida. O objetivo do evento é promover a socialização de conhecimentos, buscando construir parcerias para fortalecer o patrimônio histórico e os museus no Maciço de Baturité.

Participam da mesa redonda o chefe da Divisão Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Ceará, Alexandre Martins; a coordenadora da Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), Carolina Ruoso; e o representante da Rede Cearense de Museus Comunitários, João Paulo Vieira.

Promovido pelo Projeto Diálogos Urbanos/Unilab e pelo Grupo Interdisciplinar de Pesquisas Urbanas (Gipu), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o evento contará ainda com a presença da comunidade acadêmica da Unilab, das equipes dos museus, gestores e técnicos municipais de cultura e da sociedade civil do Maciço de Baturité.

Professor da Unilab, Eduardo Machado antecipa que a mesa redonda discutirá a importância dos museus e da museologia enquanto uma prática cotidiana vinculada às tradições, memórias e patrimônios culturais – materiais e imaterais – de cada sociedade, comunidade e grupo étnico. “Trata-se de valorizar uma nova concepção de Museus, onde o resgate, valorização, socialização e apropriação dessas tradições, memórias e patrimônios permite que cada pessoa e grupo reconstitua sua identidade, entendendo de onde veio, quem é, quais suas histórias, os sofrimentos e conquistas de seu povo, os desafios atuais”, destaca.